Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65931
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | JÚNIOR, Clecio dos Santos Bunzen | - |
dc.contributor.author | SILVA, Ana Maria da | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-15T17:30:01Z | - |
dc.date.available | 2025-09-15T17:30:01Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-19 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-13 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ana Maria da. Enfraquecimento estético no PNLD-Literário 2022: o processo editorial. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65931 | - |
dc.description.abstract | Ao reconhecer o potencial da leitura literária no itinerário formativo, foram criadas, nos últimos 27 anos, políticas públicas educacionais (PNBE, PNLD-Literário), além de programas de leitura das esferas municipais, a fim de garantir o acesso às obras literárias e a formação dos acervos escolares. O PNLD-Literário, voltado à etapa da Educação Infantil, é uma política pública coordenada pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, que tem como objetivo fornecer obras literárias para crianças em creches e pré-escolas. A presente pesquisa buscou: a) identificar como funciona a relação entre as editoras e o PNLD-Literário (2022) voltado à etapa da Educação Infantil, especificamente para o segmento da pré-escola; b) analisar os critérios definidos no edital do programa e entender de que forma tais critérios atingem a democratização da leitura literária (cf. Soares, 2008). A análise documental do edital de chamamento público revelou que há critérios restritivos para seleção das obras, fragilizando a experiência estética com a literatura infantil. Além disso, durante a entrevista semiestruturada com uma escritora, editora e livreira pernambucana que teve uma de suas obras selecionadas pelo programa de leitura, foi discutida a exigência de ação pedagógica com os livros, através do Material do Professor, e o surgimento de editoras voltadas apenas para publicação em editais, mas que não fazem parte do mercado editorial brasileiro. | pt_BR |
dc.format.extent | 22p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação Literária | pt_BR |
dc.subject | PNLD-Literário | pt_BR |
dc.title | Enfraquecimento estético no PNLD-LITERÁRIO 2022: o processo editorial | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | MANDÚ, Thamyris Mariana Camarote | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5693957783446909 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3757050031013762 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::NÃO SE APLICA | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/7052921166435159 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Ana Maria da Silva.pdf | 1,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons