Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65915
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | TEIXEIRA, João Marcelo Xavier Natário | - |
dc.contributor.author | SILVA, Manuella de Godoy e | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-15T11:58:14Z | - |
dc.date.available | 2025-09-15T11:58:14Z | - |
dc.date.issued | 2025-07-15 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Manuella de Godoy e. Computadores Fazem Arte: didática para Web3. 2025. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65915 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação investiga o potencial educativo e social da Web3 por meio da arte e da criação de NFTs (tokens não fungíveis), com o objetivo de ampliar o acesso e a compreensão de tecnologias emergentes no Brasil. A pesquisa propõe e desenvolve um material didático baseado em oficinas experimentais, abordando os fundamentos da blockchain e das NFTs sob uma perspectiva crítica, acessível e artística. O projeto foi aplicado com estudantes de iniciação científica e público externo em eventos presenciais e virtuais, resultando na produção de materiais gráficos e obras digitais que valorizam a arte como mediadora na apropriação das tecnologias. A análise dos encontros demonstrou que o engajamento artístico favorece a compreensão técnica e estimula reflexões sobre autoria, propriedade digital e infraestrutura tecnológica. Além disso, a pesquisa traça um parâmetro com as condições brasileiras de acesso à internet e às tecnologias digitais, evidenciando desigualdades que impactam diretamente a inserção na Web3. A dissertação também inclui entrevistas com artistas atuantes no cenário das NFTs, cujos relatos aprofundam a compreensão dos desafios e das potências do uso artístico dessas tecnologias. Conclui-se que a inserção crítica na Web3 depende não apenas do domínio técnico, mas também do impacto das barreiras socioculturais e da construção de comunidades virtuais que favoreçam a permanência e o engajamento contínuo nesse ciberespaço. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias emergentes | pt_BR |
dc.subject | Blockchain | pt_BR |
dc.subject | Educação digital | pt_BR |
dc.title | Computadores Fazem Arte: didática para Web3 | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | CORREIA, Walter Franklin Marques | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4546032083856705 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3084098853925246 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Design | pt_BR |
dc.description.abstractx | This dissertation investigates the educational and social potential of Web3 through art and the creation of NFTs (non-fungible tokens), aiming to expand access to and understanding of emerging technologies in Brazil. The research proposes and develops educational material based on experimental workshops, addressing the fundamentals of blockchain and NFTs from a critical, accessible, and artistic perspective. The project was implemented with undergraduate research students and the general public in both in-person and virtual events, resulting in the production of graphic materials and digital artworks that emphasize the role of art as a mediator in the appropriation of these technologies. The analysis of these encounters demonstrated that artistic engagement supports technical understanding and stimulates reflections on authorship, digital ownership, and technological infrastructure. Furthermore, the research draws a comparison with the Brazilian context of internet access and digital technologies, highlighting inequalities that directly affect participation in Web3. The dissertation also includes interviews with artists active in the NFT space, whose insights deepen the understanding of the challenges and potentials of artistic uses of these technologies. It concludes that critical inclusion in Web3 depends not only on technical proficiency, but also on the impact of sociocultural barriers and the need for building virtual communities that foster ongoing participation and engagement in this cyberspace. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/3252289006108114 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Manuella de Godoy e Silva.pdf | 13,83 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons