Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65915

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTEIXEIRA, João Marcelo Xavier Natário-
dc.contributor.authorSILVA, Manuella de Godoy e-
dc.date.accessioned2025-09-15T11:58:14Z-
dc.date.available2025-09-15T11:58:14Z-
dc.date.issued2025-07-15-
dc.identifier.citationSILVA, Manuella de Godoy e. Computadores Fazem Arte: didática para Web3. 2025. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65915-
dc.description.abstractEsta dissertação investiga o potencial educativo e social da Web3 por meio da arte e da criação de NFTs (tokens não fungíveis), com o objetivo de ampliar o acesso e a compreensão de tecnologias emergentes no Brasil. A pesquisa propõe e desenvolve um material didático baseado em oficinas experimentais, abordando os fundamentos da blockchain e das NFTs sob uma perspectiva crítica, acessível e artística. O projeto foi aplicado com estudantes de iniciação científica e público externo em eventos presenciais e virtuais, resultando na produção de materiais gráficos e obras digitais que valorizam a arte como mediadora na apropriação das tecnologias. A análise dos encontros demonstrou que o engajamento artístico favorece a compreensão técnica e estimula reflexões sobre autoria, propriedade digital e infraestrutura tecnológica. Além disso, a pesquisa traça um parâmetro com as condições brasileiras de acesso à internet e às tecnologias digitais, evidenciando desigualdades que impactam diretamente a inserção na Web3. A dissertação também inclui entrevistas com artistas atuantes no cenário das NFTs, cujos relatos aprofundam a compreensão dos desafios e das potências do uso artístico dessas tecnologias. Conclui-se que a inserção crítica na Web3 depende não apenas do domínio técnico, mas também do impacto das barreiras socioculturais e da construção de comunidades virtuais que favoreçam a permanência e o engajamento contínuo nesse ciberespaço.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectTecnologias emergentespt_BR
dc.subjectBlockchainpt_BR
dc.subjectEducação digitalpt_BR
dc.titleComputadores Fazem Arte: didática para Web3pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCORREIA, Walter Franklin Marques-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4546032083856705pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3084098853925246pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation investigates the educational and social potential of Web3 through art and the creation of NFTs (non-fungible tokens), aiming to expand access to and understanding of emerging technologies in Brazil. The research proposes and develops educational material based on experimental workshops, addressing the fundamentals of blockchain and NFTs from a critical, accessible, and artistic perspective. The project was implemented with undergraduate research students and the general public in both in-person and virtual events, resulting in the production of graphic materials and digital artworks that emphasize the role of art as a mediator in the appropriation of these technologies. The analysis of these encounters demonstrated that artistic engagement supports technical understanding and stimulates reflections on authorship, digital ownership, and technological infrastructure. Furthermore, the research draws a comparison with the Brazilian context of internet access and digital technologies, highlighting inequalities that directly affect participation in Web3. The dissertation also includes interviews with artists active in the NFT space, whose insights deepen the understanding of the challenges and potentials of artistic uses of these technologies. It concludes that critical inclusion in Web3 depends not only on technical proficiency, but also on the impact of sociocultural barriers and the need for building virtual communities that foster ongoing participation and engagement in this cyberspace.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3252289006108114pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Manuella de Godoy e Silva.pdf13,83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons