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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Luana Oliveira dos-
dc.contributor.authorCAMPOS, João Pedro da Silva Campos-
dc.date.accessioned2025-09-12T19:46:54Z-
dc.date.available2025-09-12T19:46:54Z-
dc.date.issued2025-08-21-
dc.date.submitted2025-09-12-
dc.identifier.citationCAMPOS, João Pedro da Silva. Contribuições da oficina temática aromas para à aprendizagem de química orgânica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65899-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma proposta de ensino de Química Orgânica baseada na abordagem temática “Aromas”, aplicada por meio de uma oficina prática de fabricação de velas aromáticas. A pesquisa, de caráter qualitativo e descritivo, foi realizada com alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de tempo integral, com o objetivo de verificar as contribuições dessa metodologia para uma possível aprendizagem significativa. A oficina foi desenvolvida em três etapas: problematização inicial, revisão teórica e aplicação prática, e integração entre teoria e prática. Utilizou-se a aplicação de pré e pós-testes para diagnosticar o conhecimento prévio e avaliar os avanços conceituais. Os resultados indicaram melhora expressiva na compreensão e identificação de funções orgânicas, bem como no entendimento da relação entre estrutura molecular e propriedades físico-químicas, evidenciando o potencial da contextualização e das metodologias ativas no ensino de Química. Conclui-se que o uso de oficinas temáticas, especialmente com temas do cotidiano, favorece o protagonismo estudantil, aproxima teoria e prática e contribui para superar lacunas do ensino tradicional.pt_BR
dc.format.extent58p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectTemática aromaspt_BR
dc.subjectFunções orgânicaspt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.titleContribuições da oficina temática aromas para à aprendizagem de química orgânica.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4366001846474452pt_BR
dc.description.abstractxThis study presents a teaching proposal for Organic Chemistry based on the thematic approach “Aromas,” implemented through a practical workshop on making scented candles. The qualitative and descriptive research was carried out with 3rd-year high school students from a full-time public school, aiming to evaluate the contributions of this methodology to meaningful learning. The workshop was developed in three stages: initial problematization, theoretical review and practical application, and integration between theory and practice. Pre- and post-tests were applied to diagnose prior knowledge and assess conceptual progress. The results indicated significant improvement in the understanding and identification of organic functions, as well as in the comprehension of the relationship between molecular structure and physicochemical properties, highlighting the potential of contextualization and active methodologies in Chemistry teaching. It is concluded that the use of thematic workshops, especially with everyday topics, promotes student protagonism, bridges theory and practice, and helps overcome gaps in traditional teaching.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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