Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65899
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Luana Oliveira dos | - |
dc.contributor.author | CAMPOS, João Pedro da Silva Campos | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-12T19:46:54Z | - |
dc.date.available | 2025-09-12T19:46:54Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-21 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-12 | - |
dc.identifier.citation | CAMPOS, João Pedro da Silva. Contribuições da oficina temática aromas para à aprendizagem de química orgânica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65899 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma proposta de ensino de Química Orgânica baseada na abordagem temática “Aromas”, aplicada por meio de uma oficina prática de fabricação de velas aromáticas. A pesquisa, de caráter qualitativo e descritivo, foi realizada com alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de tempo integral, com o objetivo de verificar as contribuições dessa metodologia para uma possível aprendizagem significativa. A oficina foi desenvolvida em três etapas: problematização inicial, revisão teórica e aplicação prática, e integração entre teoria e prática. Utilizou-se a aplicação de pré e pós-testes para diagnosticar o conhecimento prévio e avaliar os avanços conceituais. Os resultados indicaram melhora expressiva na compreensão e identificação de funções orgânicas, bem como no entendimento da relação entre estrutura molecular e propriedades físico-químicas, evidenciando o potencial da contextualização e das metodologias ativas no ensino de Química. Conclui-se que o uso de oficinas temáticas, especialmente com temas do cotidiano, favorece o protagonismo estudantil, aproxima teoria e prática e contribui para superar lacunas do ensino tradicional. | pt_BR |
dc.format.extent | 58p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Temática aromas | pt_BR |
dc.subject | Funções orgânicas | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.title | Contribuições da oficina temática aromas para à aprendizagem de química orgânica. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4366001846474452 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study presents a teaching proposal for Organic Chemistry based on the thematic approach “Aromas,” implemented through a practical workshop on making scented candles. The qualitative and descriptive research was carried out with 3rd-year high school students from a full-time public school, aiming to evaluate the contributions of this methodology to meaningful learning. The workshop was developed in three stages: initial problematization, theoretical review and practical application, and integration between theory and practice. Pre- and post-tests were applied to diagnose prior knowledge and assess conceptual progress. The results indicated significant improvement in the understanding and identification of organic functions, as well as in the comprehension of the relationship between molecular structure and physicochemical properties, highlighting the potential of contextualization and active methodologies in Chemistry teaching. It is concluded that the use of thematic workshops, especially with everyday topics, promotes student protagonism, bridges theory and practice, and helps overcome gaps in traditional teaching. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_JOAOPEDROCAMPOS.pdf | 921,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons