Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65896

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Edelweis José Tavares-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Elayne de Moura-
dc.date.accessioned2025-09-12T17:07:36Z-
dc.date.available2025-09-12T17:07:36Z-
dc.date.issued2025-08-13-
dc.date.submitted2025-09-12-
dc.identifier.citationSilva. Maria Elayne de Moura. O letramento algébrico com alunos do primeiro ano do ensino médio: algumas considerações.. 2025. Trabalho de Conclusão de curso (Licenciatura em matemática)- Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65896-
dc.description.abstractO presente estudo se dedica a investigar as percepções dos alunos em relação aos problemas envoltos ao letramento algébrico com egressos do ensino fundamental.Analisar os erros cometidos e classificá-los de acordo com as concepções algébricas e identificar as dificuldades de acordo com os erros encontrados no contexto algébrico. A investigação foi conduzida em uma instituição de ensino da rede pública estadual, com a participação de, ao todo, 32 alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Através da aplicação de um questionário, procurou-se determinar os obstáculos encontrados pelos estudantes na solução de expressões e questões algébricas. A base teórica foi construída, entre outros estudiosos, que enfatizam a união entre Aritmética e Álgebra. A pesquisa, de natureza qualitativa, revelou que os alunos demonstram limitações ligadas à compreensão de variáveis, ao emprego da linguagem algébrica e ao manuseio simbólico. Como resultado, temos um aprendizado que ainda é fundamentado em processos repetitivos. As metas da investigação foram totalmente atingidas, salientando a relevância de metodologias de ensino que promovam o desenvolvimento do raciocínio algébrico desde o princípio do Ensino Médio.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectLetramento algébricopt_BR
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectErrospt_BR
dc.subjectDificuldadespt_BR
dc.titleO letramento algébrico com alunos do primeiro ano do ensino médio: algumas considerações.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7801037640622064pt_BR
dc.description.abstractxThis study investigates students' perceptions of problems involving algebraic literacy among elementary school graduates. It analyzes the errors made and classifies them according to algebraic concepts, and identifies difficulties based on the errors encountered in the algebraic context. The research was conducted at a state public school, with the participation of a total of 32 first-year high school students. Through a questionnaire, we sought to determine the obstacles students encounter in solving algebraic expressions and questions. The theoretical basis was constructed, among other scholars, who emphasize the connection between arithmetic and algebra. The qualitative research revealed that students demonstrate limitations related to the understanding of variables, the use of algebraic language, and symbolic manipulation. As a result, our learning is still based on repetitive processes. The research goals were fully achieved, highlighting the importance of teaching methodologies that promote the development of algebraic reasoning from the beginning of high school.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- MARIA ELAYNE DE MOURA SILVA-.pdf1,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons