Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65885
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LEITE, Maria de Jesus de Britto | - |
dc.contributor.author | MARCONDES, Luiz Ricardo Fonseca | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-12T12:40:32Z | - |
dc.date.available | 2025-09-12T12:40:32Z | - |
dc.date.issued | 2025-07-25 | - |
dc.identifier.citation | MARCONDES, Luiz Ricardo Fonseca. Com os pés e mãos no canteiro: a prática pedagógica dialógica de Desenho-Construção1 em busca de uma completude no ensino de arquitetura. 2025. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Urbano) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65885 | - |
dc.description.abstract | A presente tese investiga a formação profissional contemporânea nas escolas brasileiras de Arquitetura. Com um enfoque social crítico, analisam-se as dificuldades no ensino prático da disciplina de projeto, decorrentes da histórica separação pedagógica entre as atividades de Desenho (concepção) e Construção (execução) nas estruturas curriculares. A pesquisa contextualiza a formação em Arquitetura no Brasil em um panorama excludente que perdura até hoje, resultado, entre outros fatores, de 350 anos de escravidão, manifestado em toda a estrutura social. Adota-se, assim, um recorte que situa essa formação no seio de uma sociedade estratificada, que historicamente desvalorizou o trabalho braçal. No contexto profissional e acadêmico da Arquitetura, busca-se demonstrar que a dissociação entre Desenho e Construção reproduz, consciente ou inconscientemente, a exclusão e o preconceito de classes, impactando negativamente o ensino e a prática arquitetônica. Interessa, sobretudo, averiguar em que medida a formação em Arquitetura é resultado de um processo pedagógico fragmentado, onde concebemos ideias e terceirizamos a prática àqueles na base da pirâmide social: os operários da construção civil, os "peões". A estrutura curricular dos cursos de Arquitetura foi historicamente desenhada para a manutenção do status quo, subalternizando o trabalho braçal desenvolvido por pedreiros, marceneiros, carpinteiros, serralheiros e outros artesãos do canteiro de obras, nunca devidamente inserido nos currículos como parte integrante da pedagogia das escolas de Arquitetura. Amparada nas obras de Paulo Freire, Sérgio Ferro e Chad Kraus, entre outras, a pesquisa procura entender os obstáculos à implementação de práticas pedagógicas dialógicas na formação em Arquitetura, a partir de um entendimento da história da sociedade brasileira, suas tensões de classes e estratificação. Estruturado em quatro capítulos, o trabalho foi desenvolvido com base no método hipotético-dedutivo, com a aplicação de entrevistas semiestruturadas de base qualitativa com 30 participantes, entre estudantes e profissionais da Arquitetura que atuaram em ações imersivas em canteiros de obra experimentais. Os resultados revelaram que o distanciamento do canteiro de obras gera uma formação incompleta, não holística e socialmente empobrecida, onde a práxis arquitetônica, no sentido Freireano, foi desintegrada. A incorporação da abordagem de imersão prática e dialógica de Desenho- Construção no âmbito da formação em Arquitetura no Brasil apresenta-se como uma tentativa de resposta a essa formação fragmentada e preconceituosa, buscando a completude ao unificar pedagogicamente o Desenho e a Construção nos currículos das escolas brasileiras. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | desenho-construção | pt_BR |
dc.subject | canteiro experimental | pt_BR |
dc.subject | ensino de arquitetura | pt_BR |
dc.title | Com os pés e mãos no canteiro : a prática pedagógica dialógica de Desenho-Construção1 em busca de uma completude no ensino de arquitetura | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | DINIZ, Fabiano Rocha | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3140191569409910 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2218964680682974 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbano | pt_BR |
dc.description.abstractx | This thesis investigates the contemporary education in Brazilian schools of Architecture. With a critical social focus, it examines the difficulties in the architectural studio teaching, stemming from the historical pedagogical separation between Drawing (conception) and Construction (execution) within curriculum structures. The research contextualizes Architecture education in Brazil within an excluding panorama that persists to this day, resulting, among other factors, from 350 years of slavery, and manifesting throughout the social structure. Thus, it adopts a framework that situates this educational process within a stratified society that has historically devalued manual labor. Within the professional and academic context of Architecture, this study seeks to demonstrate that the dissociation between Drawing and Construction reproduces, consciously or unconsciously, exclusion and class discrimination, negatively impacting both architectural teaching and practice. It is crucial to understand to what extent Architecture education results from a fragmented pedagogical process, where ideas are conceived and the practical execution is outsourced to those at the base of the social pyramid: construction workers, the " blue-collar grunts." Architecture courses curriculum was historically designed to maintain the status quo, subordinating the manual labor performed by masons, carpenters, joiners, metalworkers, and other artisans on the construction site, which has never been properly integrated into curricula as an integral part of the pedagogical approach in Architecture schools. Drawing upon the works of Paulo Freire, Sérgio Ferro, and Chad Kraus, among others, the research seeks to understand the obstacles to implementing dialogical pedagogical practices in Architecture education, based on an understanding of the history of Brazilian society, with its class tensions and stratification. Structured in four chapters, the study was developed using a hypothetico-deductive method, involving qualitative semi-structured interviews with 30 participants, including Architecture students and professionals who took part in immersive experiences on experimental construction sites. The results indicate that distancing from the construction site leads to an incomplete, non-holistic, and socially impoverished education, where architectural praxis, in the Freirean sense, has been disintegrated. The incorporation of a practical and dialogical Design-Build approach in Architecture education in Brazil represents an attempt to address this fragmented and prejudiced training, seeking completeness by pedagogically unifying Drawing and Construction in Brazilian school curricula. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/5333469293756214 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Desenvolvimento Urbano |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Luiz Ricardo Fonseca Marcondes.pdf | 22,4 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons