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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65873

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Maria do Desterro Azevedo da-
dc.contributor.authorVERCOSA, Lucas Martins-
dc.date.accessioned2025-09-10T17:57:00Z-
dc.date.available2025-09-10T17:57:00Z-
dc.date.issued2025-08-05-
dc.date.submitted2025-09-07-
dc.identifier.citationVERÇOSA, Lucas Martins Verçosa. Sequências de números reais: uma análise de livros do ensino superior à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65873-
dc.description.abstractA aprendizagem em Matemática está fortemente vinculada ao uso de representações que expressam os objetos matemáticos. Segundo a Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS), proposta por Raymon Duval, a compreensão profunda desses objetos requer a coordenação de múltiplos registros de representação. Esse pressuposto teórico torna-se especialmente relevante no estudo de sequências numéricas no ensino superior, uma vez que elas fundamentam conceitos avançados como limites de funções, conforme enfatizado por Lima (2012). Dessa forma, este trabalho tem como objetivo analisar, sob a perspectiva da TRRS, a abordagem dos livros didáticos do Ensino Superior em relação ao conteúdo de sequências numéricas. A pesquisa, de natureza qualitativa e bibliográfica, examina três obras de referência amplamente utilizadas na graduação em Licenciatura em Matemática, buscando identificar os registros de representação empregados, além dos processos de conversão entre eles. Em especial, buscou-se também investigar o uso do registro gráfico na compreensão de teoremas. A análise revela que a apresentação dos conceitos nos livros do Ensino Superior privilegia registros linguísticos e simbólicos-algébricos, com limitações na integração de representações visuais. Embora um dos livros incorpore representações gráficas relacionadas aos teoremas, a falta de articulação explícita entre essas visualizações e os passos formais das demonstrações reduz seu potencial didático.pt_BR
dc.format.extent58p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectSequências numéricaspt_BR
dc.subjectTeoria dos Registros de Representação Semióticapt_BR
dc.subjectLivros do ensino superiorpt_BR
dc.titleSequências de números reais: uma análise de livros do ensino superior à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3910679819805503pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5764114445960228pt_BR
dc.description.abstractxLearning in Mathematics is intrinsically linked to the use of representations that express mathe matical objects. According to the Theory of Semiotic Representation Registers (TRRS), proposed by Raymond Duval, a deep understanding of these objects requires the coordination of multiple representation registers. This theoretical assumption becomes particularly relevant in the study of numerical sequences in higher education, as they form the foundation for advanced concepts such as function limits, as emphasized by Lima (2012). Thus, this study aims to analyze, from the perspective of TRRS, the approach taken by higher education textbooks regarding the con tent of numerical sequences. The research, qualitative and bibliographic in nature, examines three widely used reference works in undergraduate Mathematics Teacher Education programs. It seeks to identify the representation registers employed, as well as the conversion processes between them. Special attention is given to investigating the use of the graphical register in understanding theorems. The analysis reveals that the presentation of concepts in higher edu cation textbooks predominantly favors linguistic and symbolic-algebraic registers, with limited integration of visual representations. Although one of the textbooks incorporates graphical rep resentations related to theorems, the lack of explicit connection between these visualizations and the formal steps of the proofs diminishes their didactic potential.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

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