Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65870

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorDUARTE, Ana Maria Tavares-
dc.contributor.authorFARIAS, Lucas Vinicius Marques de-
dc.date.accessioned2025-09-10T13:47:53Z-
dc.date.available2025-09-10T13:47:53Z-
dc.date.issued2025-08-15-
dc.date.submitted2025-09-08-
dc.identifier.citationFARIAS, Lucas Vinicius Marques de. Desafios da inclusão escolar: possibilidades da gamificação como potencial inclusivo na educação básica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso - Curso de Pedagogia, Núcleo de Formação Docente - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65870-
dc.description.abstractA pesquisa analisa o potencial da gamificação como estratégia pedagógica para a promoção da inclusão escolar na educação básica, fundamentada em abordagem qualitativa e revisão bibliográfica. Partindo do pressuposto de que a educação inclusiva constitui um direito assegurado por marcos legais e políticos, investigam-se as possibilidades e limites da gamificação no processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência, transtornos como TDAH e TEA, além de estudantes com dificuldades de aprendizagem. A análise dos estudos revisados evidencia contribuições significativas, como o aumento do engajamento e da motivação, a personalização das atividades de acordo com diferentes ritmos de aprendizagem, o desenvolvimento de competências socioemocionais e a criação de ambientes mais participativos, tanto em propostas digitais quanto analógicas. Em contrapartida, identificam-se desafios recorrentes relacionados à falta de infraestrutura tecnológica em escolas públicas, à necessidade de formação docente contínua e à ausência de políticas públicas consistentes para a consolidação da gamificação em práticas inclusivas. Conclui-se que a gamificação não se apresenta como solução definitiva, mas como recurso metodológico promissor, capaz de transformar a sala de aula em espaço inclusivo e significativo quando articulada ao currículo e a projetos político-pedagógicos comprometidos com a diversidade e a equidade educacional.pt_BR
dc.format.extent21p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.titleDesafios da inclusão escolar: possibilidades da gamificação como potencial inclusivo na educação básica.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1803844180526693pt_BR
dc.description.abstractxThis research analyzes the potential of gamification as a pedagogical strategy to promote school inclusion in basic education, based on a qualitative approach and literature review. Considering that inclusive education is a right guaranteed by legal and political frameworks, the study investigates the possibilities and limitations of gamification in the teaching and learning processes of students with disabilities, disorders such as ADHD and ASD, as well as those with learning difficulties. The analysis of the reviewed studies highlights significant contributions, such as increased student engagement and motivation, the personalization of activities according to different learning rhythms, the development of socio-emotional skills, and the creation of more participatory environments, whether through digital or analog approaches. On the other hand, recurring challenges were identified, including the lack of technological infrastructure in public schools, the need for continuous teacher training, and the absence of consistent public policies to consolidate gamification in inclusive practices. It is concluded that gamification is not a definitive solution but rather a promising methodological resource, capable of transforming the classroom into a more inclusive and meaningful space when articulated with the curriculum and political-pedagogical projects committed to diversity and educational equity.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Artigo Lucas Vinicius Marques de Farias.pdf320,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons