Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65822

Compartilhe esta página

Título: Avaliação do estado nutricional e risco de sarcopenia em idosos residentes em instituições de longa permanência na Região Metropolitana do Recife
Autor(es): Pereira, Juliene de Souza
Palavras-chave: Idoso institucionalizado; Saúde do idoso; Envelhecimento; Avaliação antropométrica; Saúde pública
Data do documento: 12-Ago-2025
Citação: PEREIRA, Juliene de Souza. Avaliação do estado nutricional e risco de sarcopenia em idosos residentes em instituições de longa permanência na Região Metropolitana do Recife. 2025. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Nutrição, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O aumento da expectativa de vida no Brasil, associado à transição demográfica e epidemiológica, tem evidenciado o crescimento da população idosa e, com ela, a prevalência de doenças crônicas, como a sarcopenia, caracterizada pela perda progressiva de massa e força muscular, impactando negativamente na funcionalidade e qualidade de vida dos idosos. Este estudo teve como objetivo avaliar o estado nutricional e o risco de sarcopenia em idosos residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) na Região Metropolitana do Recife/PE. Tratou-se de uma pesquisa do tipo série de casos, com 69 idosos entre 60 e 94 anos. Foram utilizados indicadores antropométricos e funcionais, como IMC, circunferência da panturrilha, questionário SARC-Calf e o teste de sentar e levantar em 15 segundos. Os resultados apontaram elevada prevalência de sarcopenia, especialmente entre homens, idosos com 80 anos ou mais e aqueles com baixo peso. A condição também esteve presente em indivíduos eutróficos, o que indica a limitação do IMC como único parâmetro de avaliação nutricional. Conclui-se que a sarcopenia é um problema relevante nas ILPIs, sendo necessária a adoção de estratégias preventivas e a integração de políticas públicas, como o SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional) e a PNAN (Política Nacional de Alimentação e Nutrição), no cuidado contínuo à população idosa institucionalizada.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65822
Aparece nas coleções:(TCC) - Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC JULIENE DE SOUZA PEREIRA.pdf1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons