Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65809
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão | - |
dc.contributor.author | SILVA, José Lucivaldo da | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-06T10:19:56Z | - |
dc.date.available | 2025-09-06T10:19:56Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-11 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-05 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, José Lucivaldo da. O desenho universal para a aprendizagem e o ensino de matemática na perspectiva inclusiva. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65809 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como identificar proposições pautadas no Desenho Universal para Aprendizagem ou Desenho Universal Pedagógico no ensino de Matemática em artigos publicados em anais de eventos científicos da área da Educação Inclusiva. por meio de uma revisão bibliográfica. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica que teve como objeto de análise os trabalhos que abordam o DUA e a Educação Matemática, publicados nos anais das edições de 2019, 2020 e 2023 do Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva (ENEMI), bem como das edições de 2018, 2021 e 2024 do Congresso Internacional de Educação Inclusiva (CINTEDI). Nos trabalhos selecionados, foram examinados os principais referenciais teóricos utilizados, assim como as tendências relacionadas à aplicação do DUA no ensino de Matemática. Constatou-se que as principais tendências apontadas são: práticas pedagógicas, revisões sistemáticas, formação de professores e produção de materiais didáticos. Além disso, observou-se a ausência de publicações sobre DUA e ensino de Matemática nos anais do CINTEDI, bem como a escassez de pesquisas que explorem informações específicas sobre determinadas deficiências. Os artigos encontrados abordam, em sua maioria, de forma mais geral, as diferentes especificidades, indicando apenas a possibilidade do uso do DUA na Educação Matemática. | pt_BR |
dc.format.extent | 34p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Desenho universal pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Metodologia alternativa | pt_BR |
dc.subject | Revisão de literatura | pt_BR |
dc.title | O desenho universal para a aprendizagem e o ensino de matemática na perspectiva inclusiva. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4866964083641498 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research aims to identify propositions based on Universal Design for Learning (UDL) or Pedagogical Universal Design in mathematics teaching in articles published in the proceedings of scientific meetings in the field of Inclusive Education through a literature review. To this end, a bibliographic search was conducted that analyzed works addressing UDL and mathematics education published in the proceedings of the 2019, 2020, and 2023 editions of the “Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva” (ENEMI), as well as the 2018, 2021, and 2024 editions of the “Congresso Internacional de Educação Matemática Inclusiva” (CINTEDI). In the selected works, the main theoretical frameworks used were examined, as well as trends related to the application of UDL in mathematics teaching. The main trends identified were: pedagogical practices, systematic reviews, teacher training, and the production of teaching materials. Furthermore, the absence of publications on UDL and mathematics teaching in the CINTEDI proceedings was noted, as well as the scarcity of research exploring specific information on certain disabilities. The articles found mostly address the different specificities in a more general way, indicating only the potential use of UDL in mathematics education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC José Lucivaldo da Silva.pdf | 443,72 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons