Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65801
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CISNEIROS, Daniela | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Adriana Machado Pimentel de | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-05T15:00:00Z | - |
dc.date.available | 2025-09-05T15:00:00Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-06 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Adriana Machado Pimentel de, Ambiente e representações gráficas : paisagem e pinturas rupestres no sul dos Cariris Velhos do Paraíba, PB. Tese (Doutorado em Arqueologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65801 | - |
dc.description | TAVARES, Bruno, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: TAVARES, Bruno de Azevêdo Cavalcanti. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os sítios arqueológicos de registros rupestres encontrados na região sul dos Cariris Velhos do Rio Paraíba estão dispostos na paisagem selecionada pelos grupos pretéritos responsáveis pela sua realização, os quais deixaram seus elementos culturais representados através das pinturas nos suportes rochosos dispostos na paisagem. Através da observação desta dispersão se percebe a necessidade de se entender como foram eleitos os critérios de escolhas destes locais na paisagem comoforma de tentar lançar uma hipótese sobre o processo de ocupação daquela área. Como objetivo de compreender como esses locais eram selecionados se recorreu aos estudos da Paisagem, abordando-a como meio e produto da ação humana aliada aocritério de imobilidade dos seus elementos, por estarem fazendo parte dessa construção quando esses registros foram realizados, e, apoiado, também, em referências teóricas estabelecidas para o estudo dos registros rupestres do Nordeste brasileiro. Apesar das poucas pesquisas arqueológicas realizadas nesta área, esta tese vem para dar início a uma nova percepção do ponto de vista da Arqueologia paraibana em relação ao comportamento dos sítios de pintura rupestre frente à abordagem da Arqueologia da Paisagem, levando-se em conta uma proposta baseadaem dados quantitativos e qualitativos de análise. Para tanto, se procedeu a levantamentos bibliográficos e de campo que deram suporte a esta pesquisa, buscando-se, nas recorrências existentes, na paisagem e nas pinturas, a comprovação dessas escolhas. Analisando as questões ambientais, as variáveis discutidas foram bacia hidrográfica, abertura e orientação do sítio, posição na vertente, altimetria, morfologia do sítio, declividade e visibilidade. Para os registros, seriam nas três dimensões do fenômeno gráfico, a técnica, a temática e a cenografia, utilizando as variáveis: tratamento de suporte e o tipo de registro rupestre, para técnica; se são reconhecíveis ou não reconhecíveis para a temática; e a cor, o preenchimento, a composição do espaço, a morfologia e a sobreposição, na cenografia. Desse modo, observou-se que os locais onde os sítios de pintura estão inseridos representam as escolhas dos autores responsáveis pela sua realização, pois elas se encontram dispostas de forma agrupadas e justapostas, o que permite afirmar que esses locais foram ocupados e reocupados pelos grupos que por eles passavam, deixando inscritos nos afloramentos rochosos seus marcos-testemunhos culturais, constatando que levou ao estabelecimento de algumas características próprias daquela região e que fazem parte da Subtradição denominada de Cariris Velhos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Registros Rupestres | pt_BR |
dc.subject | Paisagem | pt_BR |
dc.subject | Cariris Velhos | pt_BR |
dc.title | Ambiente e representações gráficas : paisagem e pinturas rupestres no sul dos Cariris Velhos do Paraíba, PB | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | TAVARES, Bruno | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0723826975628759 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0396057711360224 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Arqueologia | pt_BR |
dc.description.abstractx | The archaeological sites of rock records found in the southern region of the Cariris Velhos of Paraíba are arranged in specific landscapes selected by the past groups responsible for their realization, which left their cultural elements represented through paintings or engravings on the rocky supports arranged in the landscape. Through the observation of this dispersion, one perceives the need to understand how the criteria for choosing these places in the specific landscape were made as a way of trying to shed light on the process of this area’s occupation. To understand how these locations were selected, Landscape’s studies were used, approaching it as a mean and product of human action combined with the criterion of immobility of its elements, as they were part of this construction when these records were made, and, also supported by the theoretical references established for the study of rock records in the Brazilian Northeast. Despite the few existing archaeological research in this area, this thesis starts a new perception from the point of view of Paraíba archeology in relation to the behavior of the rock record sites in face of the Landscape Archeology approach, considering a proposal based on quantitative and qualitative analysis data. To this end, bibliographical and field surveys supported this research, seeking evidence of these choices in the existing recurrences, in the landscape and in the records. Analyzing environmental issues, the variables discussed were hydrographic basin, opening and orientation of the site, position on the slope, altimetry, site morphology, slope, and visibility. For the records, it was based on the three dimensions of the graphic phenomenon: technique, theme, and scenography. In this way, it was observed that the places where the painting sites are inserted represent the choices of the authors responsible for their realization, since they are arranged in a grouped and juxtaposed way, which allows to affirm that these places were occupied and reoccupied by the groups who passed through them, leaving their cultural landmarks inscribed in the rocky outcrops. This finding also led to the establishment of some characteristics of this region that are part of the Subtradition called Cariris Velhos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Antropologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Adriana Machado Pimentel De Oliveira.pdf | 24,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons