Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65762

Compartilhe esta página

Título: Efeitos do treinamento funcional no equilíbrio de pessoas com doença de Parkinson: uma revisão narrativa
Autor(es): LEAL, João Vitor Santos de Oliveira
Palavras-chave: doença de Parkinson (DP); incapacidade funcional; treinamento funcional; equilíbrio; controle postural; qualidade de marcha
Data do documento: 7-Ago-2025
Citação: LEAL, João Vitor Santos de Oliveira Leal. Influência do treinamento funcional do equilíbrio na melhora do equilíbrio de pessoas com doença de Parkinson: uma revisão narrativa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A doença de Parkinson (DP) é considerada uma condição neurodegenerativa das células da substância negra, responsáveis pela produção da dopamina e que se caracteriza clinicamente pelas complicações motoras, podendo causar incapacidade funcional. Dentre os protocolos de tratamento dos sintomas da doença, estudos apontam que a utilização de exercícios físicos como forma de melhorar o equilíbrio, a qualidade de marcha e assim evitar a piora dos sintomas motores. O presente estudo teve como objetivo verificar a influência do TF na melhora do equilíbrio de pessoas com doença de Parkinson. Para isso foi realizada uma busca nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), PubMed e Google Acadêmico acerca de estudos sobre a temática, os quais foram analisados de forma narrativa e qualitativa, destacando os principais resultados, metodologias utilizadas e contribuições dos estudos selecionados. Observou-se um considerável número de estudos que evidenciam sua eficácia, com benefícios para a melhora do equilíbrio e diminuição do número de quedas em pessoas com DP. Dos oito ensaios clínicos analisados, todos demonstraram melhora significativa nos indicadores de equilíbrio dinâmico. Os treinamentos específicos de equilíbrio, quando associados a pistas auditivas e supervisionados mostraram-se potencialmente mais eficazes do que o treinamento funcional convencional, apresentando resultados superiores e mais duradouros na melhora do equilíbrio em pessoas com DP. Recomenda-se que estudos futuros explorem com maior profundidade aspectos como a periodização e a escolha dos exercícios físicos mais adequados para esse público.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65762
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC João Vitor Santos de Oliveira Leal.pdf657,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons