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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65729
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Título: | Percepções e desafios sobre ética na inteligência artificial: uma replicação com profissionais brasileiros |
Autor(es): | FRAGOSO, Júlia Arnaud de Melo |
Palavras-chave: | Inteligência Artificial; Ética em IA; Survey; Brasil; Estudo de replicação |
Data do documento: | 5-Ago-2025 |
Citação: | FRAGOSO, Júlia Arnaud de Melo. Percepções e desafios sobre ética na inteligência artificial: uma replicação com profissionais brasileiro. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Com o avanço da Inteligência Artificial (IA) em diversos setores, cresce a necessidade de compreender como os profissionais da área lidam com questões éticas no desenvolvimento dessas tecnologias. Este estudo tem como objetivo investigar as percepções de profissionais brasileiros de IA sobre ética, bem como os principais desafios enfrentados na tentativa de aplicar princípios éticos em suas práticas cotidianas. Para isso, foi conduzido um survey com 39 participantes envolvidos em atividades técnicas relacionadas ao desenvolvimento de IA. O trabalho consiste em uma replicação, com foco no Brasil, de um estudo feito em 2024, no qual um survey foi respondido por 100 profissionais de diversos países localizados em regiões como Europa, Ásia, América do Norte e outras \cite{pant_ethics_2024}. Os resultados obtidos mostram que uma parte considerável dos participantes (39\%) se considera razoavelmente familiarizada com ética em IA, conhecendo especialmente princípios como privacidade e segurança. No entanto, persistem desafios relevantes, como a falta de conhecimento adequado e a falta de valorização da ética por parte da cultura organizacional de algumas instituições. Além disso, o estudo se propôs a comparar os resultados obtidos com os do estudo original. Entre as diferenças identificadas, destaca-se que, enquanto no estudo internacional a principal fonte de conhecimento sobre ética em IA era o ambiente organizacional, no Brasil o aprendizado foi predominantemente acadêmico. Também foi mais evidente, no contexto brasileiro, a ausência de suporte institucional e o desalinhamento entre cultura organizacional e valores éticos. Por fim, conclui-se que, apesar de uma crescente conscientização sobre a importância da ética, os profissionais brasileiros ainda enfrentam desafios consideráveis, como a ausência de suporte institucional, limitações na formação e barreiras culturais e organizacionais que dificultam a aplicação prática de princípios éticos no desenvolvimento de sistemas de IA. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65729 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Sistemas da Computação |
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