Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65531

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Ana Lúcia Fontes de Souza-
dc.contributor.authorGUEDES, Kayllanne Karla Gomes-
dc.date.accessioned2025-08-28T12:05:04Z-
dc.date.available2025-08-28T12:05:04Z-
dc.date.issued2025-07-29-
dc.date.submitted2025-08-15-
dc.identifier.citationGUEDES, Kayllanne Karla Gomes. Uso excessivo da inteligência artificial na graduação em contabilidade: riscos da dependência tecnológica para o desenvolvimento de habilidades analíticas e o exercício profissional. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65531-
dc.description.abstractEste trabalho investiga a percepção de discentes e docentes do curso de Ciências Contábeis acerca dos impactos do uso excessivo de ferramentas de Inteligência Artificial Generativa (IAG) na formação acadêmica, com ênfase no desenvolvimento das competências analíticas exigidas para o exercício ético e técnico da profissão contábil. A pesquisa, realizada na cidade do Recife, adotou uma abordagem metodológica mista, combinando a aplicação de questionários estruturados a 204 estudantes e entrevistas semiestruturadas com docentes da área contábil. A análise estatística, conduzida por meio da correlação de Pearson, revelou associações significativas entre variáveis, como entre a frequência de uso de Inteligência Artificial Generativa e a percepção de comprometimento da autonomia intelectual (r = 0,405; p < 0,01), da autonomia e o risco à formação profissional (r = 0,418; p < 0,01), e entre o raciocínio analítico e o risco à formação (r = 0,462; p < 0,01). Também foram observadas correlações negativas entre a clareza das diretrizes institucionais e variáveis como autonomia, raciocínio analítico e formação. As entrevistas evidenciaram a preocupação dos docentes quanto à superficialidade das aprendizagens e à perda de habilidades críticas entre os discentes. Conclui-se que, embora tais ferramentas apresentem potencial para apoiar o processo de aprendizagem, seu uso indiscriminado pode comprometer a construção de competências fundamentais à atuação contábil, exigindo intervenções pedagógicas que estimulem o uso consciente, crítico e responsável da Inteligência Artificial no ambiente universitário.pt_BR
dc.format.extent46P.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectInteligência Artificial Generativapt_BR
dc.subjectHabilidades Analíticaspt_BR
dc.subjectFormação Contábilpt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectÉtica Profissionalpt_BR
dc.titleUso excessivo da inteligência artificial na graduação em contabilidade: riscos da dependência tecnológica para o desenvolvimento de habilidades analíticas e o exercício profissionalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6786196161894864pt_BR
dc.description.abstractxThis study investigates the perceptions of undergraduate students and faculty members in the Accounting program regarding the impacts of excessive use of Generative Artificial Intelligence (GAI) tools on academic training, with emphasis on the development of analytical competencies required for ethical and technical performance in the accounting profession. The research, conducted in Recife, employed a mixed-methods approach, combining structured questionnaires answered by 204 students and semi-structured interviews with accounting professors. Statistical analysis, performed using Pearson’s correlation, revealed significant associations between variables, such as the frequency of Generative Artificial Intelligence use and the perceived compromise of intellectual autonomy (r = 0.405; p < 0.01), autonomy and perceived risk to professional training (r = 0.418; p < 0.01), and analytical reasoning and professional formation risk (r = 0.462; p < 0.01). Negative correlations were also observed between the clarity of institutional guidelines and aspects such as autonomy, analytical reasoning, and training quality. The qualitative data highlighted concerns from faculty members regarding the superficiality of learning and the weakening of students’ critical thinking abilities. It is concluded that, although these tools have the potential to support the learning process, their uncritical use may compromise the development of essential competencies for accounting practice, requiring pedagogical interventions that promote the conscious, critical, and responsible use of Artificial Intelligence in higher education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Ciências Sociaispt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Ciências Contábeis e Atuariaispt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Ciências Contábeis

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - ASSINADO.pdf495,43 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons