Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65338

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMESQUITA, Giovana Borges-
dc.contributor.authorLEAL, Daniel Felipe de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-08-22T15:04:34Z-
dc.date.available2025-08-22T15:04:34Z-
dc.date.issued2025-07-03-
dc.identifier.citationLEAL, Daniel Felipe de Oliveira. A Plataformização da notícia no jornalismo esportivo. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco,Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65338-
dc.description.abstractEste trabalho analisa como a construção da notícia no jornalismo esportivo é modificada sob influência do processo de plataformização da sociedade (Van Dijck; Poell; De Wall, 2018) e, por conseguinte, do Jornalismo (Carpes da Silva et al., 2020). Para isso, é estabelecida uma série de discussões teóricas acerca do jornalismo esportivo (Leal, 2020; Torrijos, 2022), do jornalismo digital (Salaverría, 2019) e de como a incidência da plataformização no jornalismo promove mudanças nas rotinas produtivas e se torna um agente fundamental não apenas para a interatividade de uma audiência potente (Mesquita, 2022), mas também para que o fluxo de acesso aos sites sejam potencializados (Newman et al., 2024). Nosso problema de pesquisa parte da seguinte indagação: de que forma a plataformização afeta os processos de construção da notícia no jornalismo esportivo? Neste sentido, busca-se como objetivo geral compreender e problematizar a utilização e a influência das plataformas digitais nos processos de construção da notícia no jornalismo esportivo. Como objetivos específicos, este estudo visa a avaliar e descrever as alterações na rotina produtiva e como funciona o jornalismo esportivo sob a influência do processo de plataformização do jornalismo; compreender a relação e a influência das métricas de audiência para a estruturação, o desenvolvimento da notícia e os seus fluxos de acesso no jornalismo esportivo; analisar de que forma os valores que surgem da plataformização no jornalismo se relacionam e modificam valores da profissão na perspectiva dos jornalistas esportivos. Para responder aos objetivos propostos, além da revisão bibliográfica, foi adotada a combinação de três métodos complementares: a entrevista de tipo qualitativa semiestruturada; a coleta de dados; e a análise de conteúdo. O corpus da pesquisa é composto por 14 entrevistas semiestruturadas com profissionais do UOL Esporte e da Itatiaia Esporte, seções esportivas utilizadas como objetos de pesquisa, com recorte em novembro de 2024, a fim de observar, entre outros pontos, a relevância de plataformas digitais para os fluxos de acesso aos portais. Os resultados apontam para a existência de um “jornalismo esportivo plataformizado”, campo que tem a rotina produtiva e valores da profissão influenciados pelas plataformas digitais. Entre outros dados, 100% dos repórteres entrevistados (dez de dez) utilizam plataformas para apuração e distribuição das notícias, enquanto 92,86% dos jornalistas entrevistados (13 de 14) admitem que ferramentas de medição de audiência, como Google Analytics, Chartbeat ou Marfeel, influenciam em decisões editoriais. Este trabalho se apresenta como uma contribuição teórica à Sociologia do Jornalismo, ao jornalismo digital, à Ciência da Comunicação e, em especial, aos estudos acerca do jornalismo esportivo no Brasil.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectJornalismo Esportivopt_BR
dc.subjectPlataformizaçãopt_BR
dc.subjectNotíciapt_BR
dc.subjectAudiênciapt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.titleA Plataformização da notícia no jornalismo esportivopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4096055266321654pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3595157146135326pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThis thesis examines how the construction of news in sports journalism is transformed by the platformization of society (Van Dijck, Poell & De Waal, 2018) and, consequently, of journalism itself (Carpes da Silva et al., 2020). To this end, a series of theoretical discussions is established on sports journalism (Leal, 2020; Torrijos, 2022), digital journalism (Salaverría, 2019), and how platformization alters journalistic production routines, emerging as a key factor not only in enabling a more interactive and powerful audience (Mesquita, 2022) but also in shaping traffic flows to news websites (Newman et al., 2024). Our central research question is: How does platformization affect the processes of news construction in sports journalism? Accordingly, the general objective is to understand and critically assess the role and influence of digital platforms on sports journalism’s news production processes. The specific objectives of this study include: (1) evaluating and describing changes in production routines under platformization; (2) examining how audience metrics influence the structure, development, and distribution of sports news content; and (3) analyzing how values emerging from platformization relate to and reshape traditional professional values from the perspective of journalists. To address these goals, the study combines a bibliographic review with three complementary methodological approaches: semi-structured qualitative interviews, data collection, and content analysis. The research corpus consists of 14 semi-structured interviews with professionals from UOL Esporte and Itatiaia Esporte, and selected sports sections published in November 2024, with a focus on the role of digital platforms in driving traffic to news portals. Findings indicate the emergence of a “platformized sports journalism,” a field where both production routines and professional values are deeply shaped by digital platforms. Notably, all reporters interviewed (14 out of 14) rely on platforms for both news discovery and distribution, and 92,86% (13 out of 14) acknowledge that audience measurement tools – such as Google Analytics, Chartbeat, or Marfeel – influence editorial decision-making. This study offers a theoretical contribution to the Sociology of Journalism, Digital Journalism, Communication Science, and particularly to the field of sports journalism studies in Brazil.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Daniel Felipe de Oliveira Leal.pdf
  Item embargado até 2026-07-03
6,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons