Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65325

Compartilhe esta página

Título: Sons do sertão : educação ambiental e aprendizagem baseada em projetos na salvaguarda da caatinga através da música no contexto educacional do vale do Catimbau, Buíque - PE
Autor(es): FERREIRA, Helenice Alves
Palavras-chave: Educação ambiental; Formação de professores; Bioma Caatinga; Música como recurso pedagógico; Aprendizagem baseada em projetos
Data do documento: 15-Mai-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: FERREIRA, Ferreira, Helenice Alves. Sons do sertão : educação ambiental e aprendizagem baseada em projetos na salvaguarda da caatinga através da música no contexto educacional do vale do Catimbau, Buíque - PE. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: Esta pesquisa investiga de que maneira professores dos anos finais do Ensino Fundamental desenvolvem práticas de Educação Ambiental em uma escola pública localizada no Vale do Catimbau, no Agreste de Pernambuco. Com abordagem qualitativa e caráter exploratório, o estudo foi realizado por meio de análise documental do Projeto Político-Pedagógico, entrevistas semiestruturadas com docentes e aplicação de uma oficina formativa, fundamentada na Aprendizagem Baseada em Projetos e no uso da música como recurso pedagógico. O objetivo foi compreender como a formação, as concepções e as práticas dos professores se articulam na construção de uma Educação Ambiental crítica, contextualizada e sensível ao território. Os resultados indicam que o uso da música, enquanto linguagem expressiva e mobilizadora, associado a metodologias participativas, contribui para fortalecer o vínculo dos professores com o bioma Caatinga e potencializar práticas pedagógicas mais integradas à realidade local. A pesquisa ressalta o papel central do docente na efetivação da Educação Ambiental como prática curricular comprometida com a sustentabilidade e a justiça socioambiental.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65325
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Helenice Alves Ferreira.pdf2,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons