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Título : A Comunicação Aumentativa e Alternativa para Crianças e Adolescentes com Necessidades Complexas de Comunicação na Escola: uma Revisão Integrativa de Literatura
Autor : OLIVEIRA, Raiana Barboza de
Palabras clave : currículo; competência linguística; comunicação aumentativa e alternativa; educação; necessidades complexas de comunicação
Fecha de publicación : 12-ago-2025
Citación : OLIVEIRA, Raiana Barboza de. A Comunicação Aumentativa e Alternativa para Crianças e Adolescentes com Necessidades Complexas de Comunicação na Escola: uma Revisão Integrativa de Literatura. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : O presente estudo debruça-se em uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL) e tem por objetivo investigar como a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) amplia a competência linguística e promove o acesso ao currículo de crianças e adolescentes com Necessidades Complexas de Comunicação (NCC) na escola. Assim, é pertinente destacarmos que a CAA é um recurso essencial para os sujeitos que apresentam limitações na fala para se comunicar e expressar os desejos, sentimentos e vontades, de forma a participarem ativamente e com autonomia das atividades vivenciadas no dia a dia. Posto isso, para o embasamento teórico, foram utilizados os autores Souza et al, Passerino e Bez, Manzini et al., Montenegro et al., Picalho et al., entre outros, bem como algumas leis direcionadas ao público-alvo em questão, como a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), de nº 13.146/2015. Foram coletadas 10 pesquisas acadêmicas nas bases de dados da ProQuest, do PubMed e da Educational Resources Information Centre (ERIC), que concerne ao objeto de estudo, tendo por marco temporal as publicações que abrangem os anos de 2014 a 2024. Portanto, por intermédio das produções científicas elencadas ao decorrer do trabalho, foi possível perceber a importância e a contribuição da CAA para as crianças e os adolescentes com NCC, tendo em vista que ela auxilia na sua autonomia, inclusão escolar, acesso ao currículo, bem como na ampliação da competência linguística nos espaços escolares.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65248
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