Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65242

Compartilhe esta página

Título: Fake news e desinformação nos artigos indexados na base de dados Scopus: uma análise da produção científica brasileira
Autor(es): Nascimento, Michelle Celina Silva do
Palavras-chave: desinformação; fake news; bibliometria; produção científica brasileira
Data do documento: 7-Ago-2025
Citação: NASCIMENTO, Michelle Celina do. Fake news e desinformação nos artigos indexados na base de dados Scopus: uma análise da produção científica brasileira. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Gestão da Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A circulação de fake news e conteúdo de desinformação tornou-se um desafio global e, por isso, compreender como a produção científica brasileira aborda o fenômeno é fundamental para identificar padrões, lacunas e estratégias de enfrentamento. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa foi apresentar a configuração da produção científica brasileira internacionalizada sobre fake news e desinformação. Trata-se de um estudo descritivo, quanto aos fins, e bibliográfico, quanto aos meios. O corpus foi composto por 46 artigos publicados entre 2021 e 2025, cujos dados foram organizados em planilha no Microsoft Excel, com análise bibliométrica sobre o tipo de pesquisa, a partir dos seus objetivos, métodos e abordagens, bem como seus contextos e resultados. Os achados revelam que o tema é investigado principalmente pelas áreas de Ciências Sociais e Medicina, com predominância de abordagens exploratórias e qualiquantitativas. As publicações, provenientes de instituições como Universidade de Brasília, Fundação Oswaldo Cruz e Universidade Federal de Santa Catarina, apontam que a pandemia intensificou a circulação de fake news, especialmente na política e na saúde, gerando impactos psicossociais, reduzindo a confiança em vacinas e fragilizando a democracia. O estudo evidencia que fatores políticos, sociais, tecnológicos e econômicos favorecem a desinformação, mas iniciativas como o Cartografia Viral, a IFLA e o Sleeping Giants Brasil mostram caminhos de enfrentamento, contribuindo para fortalecer a informação de qualidade e a confiança social.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65242
Aparece nas coleções:TCC - Gestão da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Michelle Celina.pdf
  Item embargado até 2026-08-19
780,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons