Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65057

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTANA, Maria Zélia de-
dc.contributor.authorMARCIONILO, Juliany Kelly da Silva-
dc.date.accessioned2025-08-13T23:34:01Z-
dc.date.available2025-08-13T23:34:01Z-
dc.date.issued2025-08-01-
dc.date.submitted2025-08-13-
dc.identifier.citationMARCIONILO, J. K. S. A Educação Inclusiva em Trabalhos de Conclusão de Curso: mapeamento temático e análise documental no Centro Acadêmico da Vitória. 2025. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65057-
dc.description.abstractA educação inclusiva tem se constituído como um tema central nas discussões sobre a formação docente e a prática escolar, especialmente no ensino de Ciências Biológicas, onde a diversidade impõe desafios pedagógicos específicos. Apesar dos avanços legislativos e curriculares, observa-se que a inclusão ainda enfrenta barreiras relacionadas à preparação insuficiente dos futuros professores e à falta de recursos adaptados. Esse artigo apresenta uma análise documental e qualitativa dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) da Licenciatura do Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão, produzidos entre 2020 e 2024, que abordam a temática da educação inclusiva. A coleta dos dados ocorreu por meio de filtragem sistemáticas de palavras chaves no repositório institucional, e os documentos foram analisados por categorização temática para identificar abordagens, desafios e contribuições. Os resultados indicam uma predominância de estudos voltados à deficiência visual, com menor atenção a outras deficiências, como auditiva, intelectual e Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). As principais dificuldades apontadas referem-se à insuficiente formação inicial e continuada dos docentes, à escassez de recursos didáticos adaptados e à resistência institucional para implementar práticas inclusivas. Embora a legislação brasileira estabeleça garantias para a educação inclusiva, sua efetivação nas escolas ainda é limitada. Conclui-se que é necessário ampliar a formação docente, integrando transversalmente a educação inclusiva, e fortalecer a produção acadêmica para promover metodologias e recursos que atendam à diversidade dos estudantes. A efetivação da inclusão no ensino de Ciências Biológicas depende do compromisso coletivo entre instituições, professores e políticas públicas, assegurando o direito de todos à aprendizagem e à permanência escolar.pt_BR
dc.format.extent33p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectCiências Biológicaspt_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectPrática Pedagógica Inclusivapt_BR
dc.titleA Educação Inclusiva em Trabalhos de Conclusão de Curso: Mapeamento Temático e Análise Documental no Centro Acadêmico da Vitóriapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coARANDAS, Juliana Gomes-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2839654020218136pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8308573861640975pt_BR
dc.description.abstractxInclusive education has become a central theme in discussions regarding teacher training and school practices, particularly in the teaching of Biological Sciences, where the diversity of students presents specific pedagogical challenges. Despite legislative and curricular advancements, inclusion still faces barriers related to the insufficient preparation of future teachers and the lack of adapted resources.This article presents a qualitative documentary analysis of the final course projects (Trabalhos de Conclusão de Curso, TCCs) from the Biological Sciences degree at the Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão, produced between 2020 and 2024, which address the theme of inclusive education. Data collection was conducted through a systematic keyword filtering in the institutional repository, and the selected documents were analyzed using thematic categorization to identify approaches, challenges, and contributions. The results indicate a predominance of studies focused on visual impairment, with less attention given to other disabilities such as hearing impairment, intellectual disabilities, and Autism Spectrum Disorder (ASD). The main difficulties reported include insufficient initial and continuing teacher training, scarcity of adapted teaching resources, and institutional resistance to implementing inclusive practices. Although Brazilian legislation guarantees the right to inclusive education, its effective implementation in schools remains limited. It is concluded that it is necessary to expand teacher training by integrating inclusive education transversally and to strengthen academic production to promote methodologies and resources that address the diversity of students. The realization of inclusion in the teaching of Biological Sciences depends on collective commitment among institutions, teachers, and public policies, ensuring the right of all students to learning and school retention.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2135860558847590pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Juliany Kelly da Silva Marcionilo..pdf
  Item embargado até 2026-08-14
452,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons