Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65005

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARROS, Matheus Henrique da Fonsêca-
dc.contributor.authorSANTOS, Antony Rafael Silva dos-
dc.date.accessioned2025-08-12T16:32:41Z-
dc.date.available2025-08-12T16:32:41Z-
dc.date.issued2025-04-16-
dc.date.submitted2025-08-09-
dc.identifier.citationSANTOS, Antony Rafael Silva dos. ENSINO DE VIOLÃO E LICENCIATURAS EM MÚSICA: um olhar sobre o currículo dos cursos do estado de pernambuco. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Música - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65005-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo central compreender como o ensino de violão é abordado nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) vigentes dos cursos de Licenciatura em Música de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do estado de Pernambuco. Para isso, foram estabelecidos como objetivos específicos: i) analisar as concepções curriculares dos cursos de licenciatura em Música em IFES do estado de Pernambuco; ii) identificar, nos PPC das Licenciaturas em Música, os componentes curriculares/disciplinas que abordam conteúdos relacionados ao ensino de violão; iii) analisar as abordagens técnico-metodológicas do ensino de violão nos componentes curriculares. Através de uma abordagem qualitativa, realizou-se uma análise documental nos PPCs dos cursos de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), do Instituto Federal de Pernambuco, campus Belo Jardim (IFPE) e do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, campus Petrolina (IFSertãoPE). O referencial teórico encadeia estudos que discutem o currículo e educação musical (Sácristan, 2013; Lopes e Macedo, 2011; Geraldi, 1994; Goodlad, 1979; Conway, 1995). Considerando os limites deste estudo, foi possível inferir que o ensino de violão tem presença consolidada nas licenciaturas em música das IFES do estado de Pernambuco. As três instituições compartilham um enfoque central no desenvolvimento da técnica e da performance instrumental nos componentes relacionados ao ensino de violão. Contudo, duas das três (UFPE, IFSertãoPE), incluem conteúdos mais específicos voltados à dimensão pedagógica do instrumento. Embora todos os PPCs mencionem a abordagem de repertório específico, apenas um deles (IFPE) detalha os estilos musicais explorados em algumas disciplinas. Nos demais, não há delimitações claras quanto às obras ou estilos abordados. A análise também revelou questões como a inexistência de referências específicas para o violão no PPC da UFPE. Observa-se, ainda, que, apesar de se tratarem de cursos de licenciatura, muitos dos elementos presentes nos PPCs analisados reproduzem aspectos de uma lógica formativa próxima à do bacharelado e da tradição conservatorial.pt_BR
dc.format.extent45p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectViolãopt_BR
dc.subjectEnsino de Violãopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectAnálise curricularpt_BR
dc.titleENSINO DE VIOLÃO E LICENCIATURAS EM MÚSICA: Um olhar sobre o currículo dos cursos do estado de Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9150302058942095pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1661451730114307pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to understand how guitar instruction is addressed in the current Pedagogical Course Projects (PPCs) of undergraduate Music Education programs at Federal Institutions of Higher Education (IFES) in the state of Pernambuco, Brazil. To this end, the following specific objectives were established: (i) to analyze the curricular concepts of Music Education programs at IFES in Pernambuco in relation to guitar instruction, based on various authors; (ii) to identify, within the PPCs of these programs, the curricular components/courses that address content related to guitar teaching; and (iii) to examine the technical and methodological approaches to guitar instruction within the curricular components, considering pedagogical aspects, repertoire, and the development of instrumental performance. Employing a qualitative approach, this research conducted a document analysis of the PPCs from the undergraduate Music Education programs at the Federal University of Pernambuco (UFPE), the Federal Institute of Pernambuco—Belo Jardim campus (IFPE), and the Federal Institute of the Sertão of Pernambuco—Petrolina campus (IFSertãoPE). The theoretical framework draws on studies concerning curriculum and music education (Sácristan, 2013; Lopes & Macedo, 2011; Geraldi, 1994; Goodlad, 1979; Conway, 1995). Within the scope of this study, it was possible to infer that guitar instruction holds a consolidated presence in the music education curricula of the analyzed institutions. All three institutions share a central focus on developing instrumental technique and performance within their guitar-related components. However, two of the three institutions (UFPE and IFSertãoPE) include more specific content related to the pedagogical dimension of the instrument. While all PPCs mention the inclusion of specific repertoire, only one (IFPE) specifies the musical styles explored in certain courses. In the remaining PPCs, there is no clear delineation regarding the works or styles covered. The analysis also revealed issues such as the lack of specific references to the guitar in the UFPE PPC. It is also observed that, although these are licentiate degree programs, many elements found in the analyzed curricular guidelines (PPCs) reproduce aspects of a formative logic similar to that of bachelor's programs and the conservatory tradition.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DMU) - Departamento de Músicapt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Música – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Antony Rafael Silva dos Santos.pdf574,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons