Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64967
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Marcelo Lins Muniz de Melo | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Bruno Jose dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-08T16:14:38Z | - |
dc.date.available | 2025-08-08T16:14:38Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-20 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-07 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Bruno Jose dos Santos. Atividades lúdicas na educação matemática: utilização do bingo para ensino de multiplicação. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64967 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso investiga a eficácia do jogo de bingo como ferramenta didática para o ensino da multiplicação no 1o ano do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola São José, localizada em Carpina, Pernambuco. Adotando metodologias qualitativa e quantitativa, a pesquisa focou na adaptação de jogos de bingo tradicionais para consolidar conceitos matemáticos específicos e avaliar seu impacto no aprendizado dos alunos. Durante as sessões de jogo, os participantes foram expostos a atividades interativas e participativas, projetadas para ensinar tabuada e estratégias de multiplicação. Os resultados mostraram um aumento significativo no engajamento dos alunos, que demonstraram alta satisfação com a atividade e relataram melhorias na compreensão dos conceitos de multiplicação. O jogo também contribuiu para um aumento do interesse dos alunos pela matemática. Além disso, os estudantes forneceram feedback positivo e sugeriram possíveis melhorias e expansão do uso do jogo para outros conteúdos. Esses achados destacam a relevância do bingo como uma ferramenta educacional eficaz e envolvente no contexto da EJA, evidenciando a importância dos jogos educativos para tornar o aprendizado mais acessível e estimulante. | pt_BR |
dc.format.extent | 32p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Bingo | pt_BR |
dc.subject | Multiplicação | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.title | Atividades lúdicas na educação matemática: utilização do bingo para ensino de multiplicação | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6596933221570288 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This undergraduate thesis investigates the effectiveness of using bingo as a didactic tool for teaching multiplication to first-year high school students in the Youth and Adult Education (EJA) program at Escola São José, located in Carpina, Pernambuco. Employing both qualitative and quantitative methodologies, the study focused on adapting traditional bingo games to reinforce specific mathematical concepts and assess their impact on student learning. During the game sessions, participants engaged in interactive and participatory activities designed to teach multiplication tables and strategies. Results indicated a significant increase in student engagement, with high levels of satisfaction reported and notable improvements in understanding multiplication concepts. The bingo game also fostered greater interest in Mathematics among students. Additionally, students provided positive feedback and suggested potential improvements and the expansion of the game's use to other content areas. These findings underscore the effectiveness of bingo as an educational tool in the EJA context, highlighting the importance of educational games in making learning more accessible and engaging. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCEN-DMAT) - Departamento de Matemática | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCEN-Curso de Matemática (Bacharelado e Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Matemática (Licenciatura) (EAD) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Bruno Jose dos Santos Souza.pdf | 745,99 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons