Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64955
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NASSER, Eduardo | - |
dc.contributor.author | HERBSTER, Lara Diniz | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-08T13:42:11Z | - |
dc.date.available | 2025-08-08T13:42:11Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
dc.identifier.citation | HERBSTER, Lara Diniz. O jovem Nietzsche e o projeto classicista alemão : convergência e dissidência. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64955 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho pretende abordar a relação de Nietzsche com os ideais humanistas do classicismo alemão. Entre os comentadores há mais de uma forma de ver a relação de Nietzsche com a tradição clássica. Por um lado, é possível argumentar que ele dá continuidade aos ideais do classicismo alemão; por outro lado, há muitos indícios que levam a supor que ele se distancia desses ideais, sobretudo em razão das críticas que tece. Diante desse panorama e considerando a ausência de consenso entre os estudiosos, a questão central que orienta este trabalho consiste em compreender qual é, afinal, a natureza da relação que Nietzsche estabelece com o classicismo alemão. Propõe-se, como hipótese, que essa relação é marcada por ambiguidades. Nietzsche não rejeita por completo o projeto clássico, tampouco o adota de forma integral. Por um lado, ele realiza uma apropriação crítica do classicismo alemão, compartilhando de seu ideal de renovação cultural. De outro lado, ele propõe mudanças ao incluir elementos trágicos e dionisíacos, acarretando um novo horizonte formativo para o indivíduo moderno. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Classicismo alemão | pt_BR |
dc.subject | Ideal clássico | pt_BR |
dc.subject | filologia | pt_BR |
dc.title | O jovem Nietzsche e o projeto classicista alemão : convergência e dissidência | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2652026292431927 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1946406168849398 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Filosofia | pt_BR |
dc.description.abstractx | This paper aims to examine Nietzsche’s relationship with the humanist ideals of German classicism. Based on a bibliographic review, it becomes evident that scholars diverge in their interpretations of how Nietzsche engages with the classical tradition. On one hand, some argue that he continues the legacy of German classicism; on the other, numerous indications suggest a critical distance, especially due to the intensity of his critiques. In light of this panorama and the lack of scholarly consensus, the central question guiding this study is: what is the nature of Nietzsche’s relationship with German classicism? The hypothesis proposed is that this relationship is marked by ambiguity. Nietzsche neither fully rejects nor entirely embraces the classical project. Rather, he critically appropriates German classicism—while sharing its ideal of cultural renewal, he introduces tragic and Dionysian elements, thereby proposing a new formative horizon for the modern individual. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Filosofia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Lara Diniz Herbster.pdf | 544,85 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons