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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64931
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Título: | Identidade de lugar do indivíduo, eu estendido digital e a imagem de destinos turísticos em ambientes de jogos digitais |
Autor(es): | SILVA, Débora Maria Soares |
Palavras-chave: | Identidade de lugar; Eu estendido digital; Avatares; Reincorporação; Jogos digitais; Imagem de destinos turísticos |
Data do documento: | 27-Mai-2025 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Debora Maria Soares. Identidade de lugar do indivíduo, eu estendido digital e a imagem de destinos turísticos em ambientes de jogos digitais. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | O objetivo desta investigação foi compreender qual o papel que a identidade de lugar do Eu estendido reincorporado em avatares tem na formação de imagens em relação a destinos turísticos em ambientes de jogos digitais. Para atingir este objetivo foi realizado uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório-descritivo. A investigação foi realizada em duas etapas. A primeira correspondeu realização de entrevistas pessoais semiestruturadas com doze jogadores de jogos virtuais naturais da cidade do Recife ou Região Metropolitana. Já a segunda focou na realização de um grupo focal virtual com oito participantes, também jogadores de jogos virtuais, porém naturais de outras regiões do Brasil. Os dados coletados nas duas etapas do estudo foram analisados por meio das técnicas de análise temática dedutiva e análise de conteúdo, respectivamente. Dentre os principais resultados desta pesquisa destaca-se o papel da identidade de lugar dos indivíduos na caracterização dos avatares reincorporados em jogos que apresentam o contexto de simulação de vida. Ainda, em relação aos avatares reincorporados ressalta-se o papel educativo e catalisador, ou seja, potencializador que eles desempenharam na formação de imagens em relação ao destino turístico. O estudo apresenta contribuições tanto acadêmicas como gerenciais. Sob a perspectiva acadêmica, a investigação ajuda a avançar os conhecimentos que envolvem a constituição do Eu estendido em ambientes de jogos virtuais, estabelecendo qual papel a identidade de lugar tem neste processo. Em relação às contribuições gerenciais, a pesquisa sugere que gestores públicos de turismo, profissionais de marketing e desenvolvedores de jogos utilizem os insights do estudo para promover destinos por meio de advergames que usem a identidade de lugar dos avatares reincorporados. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64931 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Hotelaria e Turismo |
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