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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64925

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Título: Biotecnologia agrícola na educação: proposta de sequência didática para ensinar transgênicos no ensino médio
Autor(es): NUNES, Maria Auxiliadora de Castro
Palavras-chave: Ensino de biologia; Alfabetização científica; Cartilha
Data do documento: 23-Jul-2025
Citação: NUNES, Maria Auxiliadora de Castro. Biotecnologia agrícola na educação: proposta de sequência didática para ensinar transgênicos no ensino médio. 2025. 72 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo elaborar uma sequência didática apoiada na produção de uma cartilha educativa, destinada ao ensino de biotecnologia agrícola, com ênfase nos organismos geneticamente modificados (OGMs), especificamente os transgênicos. A proposta contribui para a promoção da alfabetização científica e do pensamento crítico dos estudantes, por meio de uma abordagem contextualizada, acessível e fundamentada em atividades interativas. A sequência didática contempla conceitos fundamentais sobre OGMs, seus benefícios, possíveis riscos e o processo de produção dos organismos transgênicos. Além disso, propõe estratégias pedagógicas como estudo de caso, debate estruturado e elaboração de mapas mentais para a sistematização dos conteúdos. A cartilha foi elaborada em linguagem adequada ao ensino médio, com o objetivo de favorecer um processo de ensino-aprendizagem mais significativo, promovendo a assimilação de conceitos científicos de forma crítica e reflexiva. Fundamentada em metodologias inovadoras e alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a proposta articula os conteúdos ao cotidiano dos estudantes e estimula uma postura ativa diante das questões científicas. De acordo com a literatura, a sequência didática e a cartilha educativa favorecem a aprendizagem significativa, incentivam a argumentação baseada em evidências e contribuem para o desenvolvimento do pensamento crítico. Conclui-se que a proposta constitui um recurso didático com potencial para apoiar o trabalho docente no ensino de Biologia, possibilitando o engajamento dos estudantes e a formação de cidadãos cientificamente alfabetizados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64925
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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