Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64853

Compartilhe esta página

Título: Estudo fitoquímico e atividade alelopática dos extratos aquosos de Rhynchospora nervosa (Vahl) Boeckeler sobre a germinação e o desenvolvimento inicial do feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp.)
Autor(es): BARBOSA, Ingrid Coriolano
Palavras-chave: Cyperaceae; Alelopatia; Fabaceae; Germinação; Crescimento e Desenvolvimento; Extratos Vegetais
Data do documento: 25-Mar-2025
Citação: BARBOSA, Ingrid Coriolano. Estudo fitoquímico e atividade alelopática dos extratos aquosos de Rhynchospora nervosa (Vahl) Boeckeler sobre a germinação e o desenvolvimento inicial do feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp.). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas com ênfase em Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Rhynchospora nervosa (Cyperaceae) tem sido mencionada por causar infestações em culturas agrícolas de importância econômica em várias regiões do Brasil, inclusive em plantações de feijão-caupi, cuja leguminosa é de grande relevância nutricional e socioeconômica para o país. Nesta perspectiva, o presente estudo teve como objetivo realizar uma prospecção fitoquímica e avaliar o efeito alelopático dos extratos aquosos das partes aéreas (EAPARn) e subterrâneas (EAPSRn) de R. nervosa sobre a germinação e o desenvolvimento inicial do feijão-caupi (Vigna unguiculata, Cultivar IPA 206). O bioensaio de germinação foi realizado em quadruplicata utilizando cinco concentrações diferentes (0, 25, 50, 75 e 100%) de EAPARn e EAPSRn. De acordo com o screening fitoquímico, foi observado a presença de flavonoides, terpenos e saponinas no EAPARn, enquanto que nenhuma classe química foi identificada no EAPSRn. Na concentração mais elevada (100%), o EAPARn inibiu a germinação de apenas 11,67% das sementes de feijão-caupi quando comparado ao tratamento controle (0% de inibição). Assim como observado para EAPARn, EAPSRn também apresentou uma leve inibição na germinação das sementes de feijão-caupi (6,67%) na concentração 100%. Além disso, não foi observado diminuição ou aumento significativo no peso da massa fresca e da massa seca das plântulas de feijão-caupi expostas às diferentes concentrações de EAPARn e EAPSRn. O comprimento do hipocótilo das plântulas expostas aos EAPARn e EAPSRn foi significativamente maior (acima de 8,25 cm) em todas as concentrações avaliadas quando comparado ao tratamento controle (6,40 cm ± 0,76). As radículas das plântulas de feijão-caupi também apresentaram crescimento significativo (acima de 6,60 cm) quando tratadas com ambos os extratos de R. nervosa, em comparação as radículas das plântulas pertencentes ao tratamento controle (4,43 cm ± 0,84). Considerando estes resultados, sugere-se que EAPARn e EAPSRn podem ser utilizados como biofertilizantes para estimular o crescimento e desenvolvimento dessa importante cultura agrícola brasileira. Em síntese, a hipótese inicial de que R. nervosa causa interferência negativa sobre o feijão-caupi não foi confirmada.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64853
Aparece nas coleções:(CB) - TCC - Ciências Biológicas (Ciências Ambientais)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ingrid Coriolano Barbosa.pdf1,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons