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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64787
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | JÁCOBO, Justo Emilio Alvarez | - |
dc.contributor.author | CANTO, Artur Felipe Silva de Souza Canto | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-01T13:10:07Z | - |
dc.date.available | 2025-08-01T13:10:07Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-10 | - |
dc.date.submitted | 2025-07-31 | - |
dc.identifier.citation | CANTO, Artur Felipe Silva de Souza. Análise de eficiência e ruído: hélices toroidais versus hélices tradicionais. 2025. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64787 | - |
dc.description.abstract | Diante dos desafios da mobilidade elétrica e da demanda por soluções mais eficientes e silenciosas, este trabalho analisa comparativamente o desempenho de hélices toroidais e hélices tradicionais quanto à eficiência propulsiva e à emissão sonora. Trata-se de uma investigação aplicada, com abordagem metodológica mista: quantitativa, por meio da medição de empuxo e ruído em condições controladas; e qualitativa, por meio da análise geométrica e da observação da propagação sonora em diferentes ambientes. A pesquisa foi guiada pelo método hipotético-dedutivo, a partir da hipótese de que hélices toroidais apresentam desempenho superior. Foram modelados protótipos tridimensionais, fabricados por impressão 3D e testados sob as mesmas condições operacionais, considerando variáveis como empuxo absoluto, nível de ruído, área da pá e empuxo específico por área. Os resultados mostraram que, apesar do maior empuxo absoluto das hélices toroidais, seu desempenho específico por metro quadrado foi inferior. Em ambientes fechados, geraram menos ruído, mas em espaços abertos apresentaram maior emissão sonora. Conclui-se que a geometria toroidal tem potencial em aplicações específicas, sendo necessário avançar em otimizações de design e análise energética para viabilizar seu uso em larga escala. | pt_BR |
dc.format.extent | 50p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Hélices toroidais | pt_BR |
dc.subject | Empuxo | pt_BR |
dc.subject | Ruído | pt_BR |
dc.subject | Propulsão elétrica | pt_BR |
dc.subject | Eficiência energética | pt_BR |
dc.title | Análise de eficiência e ruído: hélices toroidais versus hélices tradicionais | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6626922380758460 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Faced with the challenges of electric mobility and the demand for more efficient and quieter solutions, this study comparatively analyzes the performance of toroidal propellers and traditional propellers in terms of propulsive efficiency and noise emission. This is an applied investigation, employing a mixed methodological approach: quantitative, through the measurement of thrust and noise under controlled conditions; and qualitative, through geometric analysis and the observation of sound propagation in different environments. The research was guided by the hypothetical-deductive method, based on the hypothesis that toroidal propellers offer superior performance. Three-dimensional prototypes were modeled, manufactured using 3D printing, and tested under the same operating conditions, considering variables such as absolute thrust, noise level, blade area, and specific thrust per area. The results showed that, despite the higher absolute thrust of toroidal propellers, their specific performance per square meter was lower. In enclosed environments, they generated less noise, but in open spaces, they exhibited higher sound emissions. It is concluded that the toroidal geometry has potential in specific applications, but further design optimization and energy analysis are necessary to make its large-scale use feasible. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias::Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CTG-Curso de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Mecânica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Artur Felipe Silva de Souza Canto - TCC.pdf | 2,7 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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