Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64723
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FEITOSA, Saulo Ferreira | - |
dc.contributor.author | SILVA, Alcilene Bezerra da | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-25T13:24:48Z | - |
dc.date.available | 2025-07-25T13:24:48Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-27 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Alcilene Bezerra da. O Conselho Indigenista Missionário e o processo de constituição da educação escolar indígena em Pernambuco. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64723 | - |
dc.description.abstract | Este estudo analisa as práticas indigenistas do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Regional Nordeste, nos processos de constituição da Educação Escolar Indígena (EEI) no estado de Pernambuco. Diante do desenvolvimento e dos desafios da EEI no estado e sabendo se do papel e dos compromissos que o Cimi vem desempenhando junto aos povos indígenas no Brasil, desde os anos de 1970, nos perguntamos: quais as contribuições do Conselho Indigenista Missionário – Regional Nordeste (Cimi-NE) para as lutas e as mobilizações dos povos indígenas em Pernambuco, na construção da Educação Escolar Indígena? Dessa forma, coloca se como objeto de estudo as práticas do Cimi junto ao Movimento de Professores/as Indígenas de Pernambuco. Elegemos como objetivo geral o de compreender as contribuições do Cimi-NE no processo de constituição da EEI em Pernambuco. Os objetivos específicos são: identificar as ações do Cimi-NE, no que se refere à educação escolar, junto aos povos indígenas de Pernambuco; analisar as contribuições do Cimi para o processo de organização das/os professores/as indígenas; analisar quais concepções e princípios das ações do Cimi contribuíram para a mobilização, a articulação e a luta pela garantia do direito à educação escolar específica e diferenciada; e identificar as conquistas, os desafios e os limites enfrentados pelo Cimi e os/as indígenas para a efetivação das políticas de EEI em Pernambuco. A fundamentação teórica sustenta-se a partir da contribuição da abordagem do pensamento decolonial, que nos permite analisar de forma crítica os contextos históricos dos povos indígenas diante de um cenário de violência do Estado, que tinha e segue com a intenção de “aculturar” os povos indígenas. Desta forma, partimos dos conceitos de Educação Indígena e escola pelo viés epistemológico da Educação Escolar Indígena, assim como dos conceitos de colonialidade do poder, do ser e da natureza; de raça; e de interculturalidade. Alguns autores foram fundamentais para alicerçar essa discussão, como Meliá (1979; 1999); Quijano (2005; 2009); Dussel (2000); Mignolo (2008); Wash (2008; 2012, 2019); Almeida (2001; 2010; 2017), Segato (2015), dentre outros que nos ajudaram a refletir sobre o objeto de estudo da presente pesquisa e a responder os objetivos propostos. No referencial metodológico, apoiamo-nos em Gil (2002) dada a abordagem qualitativa de natureza exploratória e descritiva, com uma revisão bibliográfica para compreendermos o cenário de produção acadêmica sobre o objeto de estudo. Em seguida, realizamos uma investigação documental no acervo do Cimi Nacional (Brasília DF) e do Cimi-NE (Recife-PE) sobre o processo de constituição da EEI em Pernambuco e a prática indigenista do Cimi, utilizando-nos de relatórios, atas, cartas, documentos reivindicatórios, entre outros, que revelam a atuação do Cimi-NE. Para a análise dos dados, recorremos à Análise de Conteúdo via Análise Temática de Bardin (2011) e Vala (1990). Os resultados da pesquisa indicam que o Cimi esteve envolvido no processo de construção da EEI, tanto em nível nacional como através dos seus Regionais e em específico em Pernambuco. Através dessa pesquisa, almejamos colaborar para estudos sobre decolonialidade e EEI, ampliando os estudos que existem hoje sobre a temática. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Cimi | pt_BR |
dc.subject | Educação Escolar Indígena | pt_BR |
dc.subject | Decolonialidade | pt_BR |
dc.subject | Práticas Indigenistas | pt_BR |
dc.title | O Conselho Indigenista Missionário e o processo de constituição da educação escolar indígena em Pernambuco | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | ALMEIDA, Eliene Amorim de | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3322637885174016 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7755039016472671 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAA | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study analyzes the indigenous practices of the Missionary Council for Indigenous Peoples (Cimi), Northeast Region, in the processes of establishing Indigenous School Education (EEI) in the state of Pernambuco. Given the development and challenges of EEI in the state and knowing the role and commitments that Cimi has been playing with indigenous peoples in Brazil since the 1970s, we ask ourselves: What are the contributions of the Missionary Council for Indigenous Peoples – Northeast Region (Cimi-NE) to the struggles and mobilizations of indigenous peoples in Pernambuco in the construction of Indigenous School Education? Thus, the practices of Cimi with the Movement of Indigenous Teachers of Pernambuco are the object of study. Our general objective is to understand Cimi-NE's contributions to the process of establishing EEI in Pernambuco. The specific objectives are: to identify Cimi-NE's actions in relation to school education among the indigenous peoples of Pernambuco; to analyze Cimi's contributions to the process of organizing indigenous teachers; to analyze which concepts and principles of Cimi's actions contributed to the mobilization, articulation, and struggle to guarantee the right to specific and differentiated school education; and to identify the achievements, challenges, and limitations faced by Cimi and indigenous peoples in implementing EEI policies in Pernambuco. The theoretical foundation is based on the contribution of the decolonial approach, which allows us to critically analyze the historical contexts of indigenous peoples in the face of a scenario of state violence, which had and continues to have the intention of “acculturating” indigenous peoples. Thus, we start from the concepts of Indigenous Education and school through the epistemological lens of Indigenous School Education, as well as the concepts of coloniality of power, being, and nature; race; and interculturality. Some authors were fundamental in laying the groundwork for this discussion, such as Meliá (1979; 1999); Quijano (2005; 2009); Dussel (2000); Mignolo (2008); Wash (2008; 2012, 2019); Almeida (2001; 2010; 2017), Segato (2015), among others who helped us reflect on the object of study of this research and respond to the proposed objectives. In terms of methodology, we relied on Gil (2002) given the exploratory and descriptive qualitative approach, with a literature review to understand the academic production scenario on the object of study. Next, we conducted a documentary investigation in the archives of Cimi Nacional (Brasília-DF) and Cimi-NE (Recife-PE) on the process of establishing the EEI in Pernambuco and Cimi's indigenous practices, using reports, minutes, letters, and documents of claims, among others, which reveal the activities of Cimi-NE. For data analysis, we used Content Analysis via Thematic Analysis by Bardin (2011) and Vala (1990). The results of the research indicate that Cimi was involved in the process of establishing EEI, both at the national level and through its regional offices, specifically in Pernambuco. Through this research, we aim to contribute to studies on decoloniality and EEI, expanding the studies that exist today on the subject. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/0217330129788168 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Alcilene Bezerra da Silva.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons