Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64659
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ARAÚJO, Roberto Lúcio Cavalcanti de | - |
dc.contributor.author | LIMA, Lucas Vinícius Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-23T18:03:16Z | - |
dc.date.available | 2025-07-23T18:03:16Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-11 | - |
dc.date.submitted | 2025-07-17 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Lucas Vinícius Silva de. Étude Trois: Interdisciplinaridade em um processo de criação cênica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Teatro) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64659 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa revisita a pedagogia de Jacques Lecoq (1921-1999), focando no uso das técnicas de máscara neutra e expressiva, contextualizando a história e as teorias de Lecoq, destacando sua influência no cenário teatral ocidental. Por meio de pesquisa bibliográfica e de um relato de experiência, esta investigação apresenta também a experimentação dessas técnicas em uma performance intitulada Trois (2023), realizada através de uma integração entre as disciplinas de Laboratório de Encenação, Criação em Iluminação Cênica e Metodologia da Encenação na Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Essa interdisciplinaridade resultou na estruturação de um processo criativo, com suas apresentações, na condução de uma oficina e na consequente difusão do conhecimento sobre a pedagogia teatral lecoquiana na cidade do Recife. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Máscara | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Performance | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.title | ÉTUDE TROIS: Interdisciplinaridade em um processo de criação cênica | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4876633325527742 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2430483136304890 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research revisits the pedagogy of Jacques Lecoq (1921-1999), focusing on the use of neutral and expressive mask techniques, contextualizing Lecoq’s history and theories, highlighting his influence on the Western theater scene. Through bibliographic research and an experience report, this investigation also presents the experimentation of these techniques in a performance titled Trois (2023), created through an integration of disciplines from the Laboratory of Staging, Scenic Lighting Creation, and Staging Methodology in the Theater Undergraduate Program at the Federal University of Pernambuco (UFPE). This interdisciplinarity resulted in the structuring of a creative process, with its presentations, a workshop, and the subsequent dissemination of knowledge about Lecoq's theatrical pedagogy in the city of Recife. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DA) - Departamento de Artes | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Teatro – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Teatro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Lucas Vinícius Silva de Lima.pdf | 16,3 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons