Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64659

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorARAÚJO, Roberto Lúcio Cavalcanti de-
dc.contributor.authorLIMA, Lucas Vinícius Silva de-
dc.date.accessioned2025-07-23T18:03:16Z-
dc.date.available2025-07-23T18:03:16Z-
dc.date.issued2025-04-11-
dc.date.submitted2025-07-17-
dc.identifier.citationLIMA, Lucas Vinícius Silva de. Étude Trois: Interdisciplinaridade em um processo de criação cênica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Teatro) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64659-
dc.description.abstractA presente pesquisa revisita a pedagogia de Jacques Lecoq (1921-1999), focando no uso das técnicas de máscara neutra e expressiva, contextualizando a história e as teorias de Lecoq, destacando sua influência no cenário teatral ocidental. Por meio de pesquisa bibliográfica e de um relato de experiência, esta investigação apresenta também a experimentação dessas técnicas em uma performance intitulada Trois (2023), realizada através de uma integração entre as disciplinas de Laboratório de Encenação, Criação em Iluminação Cênica e Metodologia da Encenação na Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Essa interdisciplinaridade resultou na estruturação de um processo criativo, com suas apresentações, na condução de uma oficina e na consequente difusão do conhecimento sobre a pedagogia teatral lecoquiana na cidade do Recife.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectMáscarapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleÉTUDE TROIS: Interdisciplinaridade em um processo de criação cênicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4876633325527742pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2430483136304890pt_BR
dc.description.abstractxThis research revisits the pedagogy of Jacques Lecoq (1921-1999), focusing on the use of neutral and expressive mask techniques, contextualizing Lecoq’s history and theories, highlighting his influence on the Western theater scene. Through bibliographic research and an experience report, this investigation also presents the experimentation of these techniques in a performance titled Trois (2023), created through an integration of disciplines from the Laboratory of Staging, Scenic Lighting Creation, and Staging Methodology in the Theater Undergraduate Program at the Federal University of Pernambuco (UFPE). This interdisciplinarity resulted in the structuring of a creative process, with its presentations, a workshop, and the subsequent dissemination of knowledge about Lecoq's theatrical pedagogy in the city of Recife.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DA) - Departamento de Artespt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Teatro – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Lucas Vinícius Silva de Lima.pdf16,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons