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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64564

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMARTINS, Laura Bezerra-
dc.contributor.authorARAUJO, Dayane Batista da Silva-
dc.date.accessioned2025-07-21T15:26:46Z-
dc.date.available2025-07-21T15:26:46Z-
dc.date.issued2025-05-08-
dc.identifier.citationARAUJO, Dayane Batista da Silva. Ouvindo o surdo : um estudo sobre a usabilidade do sistema integrado de gestão de atividades acadêmicas (SIGAA). Dissertação (Mestrado em Ergonomia) - Universidades Federal de Pernambuco, Recife, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64564-
dc.description.abstractEsta dissertação concentra-se na usabilidade do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) para estudantes surdos e usuários da Libras na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O objetivo principal é propor recomendações aplicáveis ao SIGAA. visando aprimorar a eficácia, eficiência e satisfação desses estudantes em especifico. A pesquisa justifica-se pela necessidade premente de promover a inclusão no ensino superior, respondendo à imperativa demanda por igualdade educacional. A partir de uma metodologia que combinou abordagens qualitativas e quantitativas, os dados da investigação revelaram a existência de barreiras enfrentadas pelos estudantes surdos e o impacto negativo na avaliação da usabilidade do SIGAA. As dificuldades impactam três dimensões fundamentais: a eficácia (capacidade de concluir tarefas), a eficiência (esforço necessário para realizá-las) e a satisfação (sensação de segurança e conforto ao usar o sistema). A estrutura do SIGAA, com menus extensos e submenus complexos, somada a falta de tutoriais, orientações ou materiais de apoio acessíveis, compromete a autonomia dos usuários, e a ausência de adaptações linguisticas em Libras resultou em uma baixa avaliação da usabilidade, que, em termos quantitativos, foi avaliada pela escala System Usability Scale (SUS) e revelou uma média de 46,92 pontos - indice abaixo do esperado para sistemas considerados usáveis. Embora 96% dos participantes tenham afirmado ser fluentes em português escrito, o uso de linguagem técnica e a ausência de tradução em Libras dificultaram a compreensão, o que demonstrou que a baixa usabilidade do SIGAA tem relação profunda com o perfil do estudante surdo que utiliza a Libras nas suas interações comunicacionais. Como desdobramento prático da pesquisa, foi elaborado o material instrucional "Manual em Libras SIGAA", que apresenta instruções em Libras, orientando passo a passo a realização de tarefas acadêmicas como matrícula, envio de atividades e consulta de notas, Sabendo que a pessoa surda compreende o mundo predominantemente por meio do canal visual, os sistemas digitais devem estar disponíveis em formatos que priorizem essa linguagem, como símbolos visuais, legendas, alertas gráficos e, especialmente, janelas de tradução em Libras. A inclusão da comunidade surda no processo de redesign do sistema é imprescindível. Alinhado ao principio "Nada sobre nós, sem nós", destaca-se que a participação ativa desde o planejamento até a validação das soluções é o caminho mais eficaz para garantir um SIGAA verdadeiramente acessível. A conclusão visa não apenas atender as obrigações legais, mas também contribuir para a construção de um Estado Democrático, promovendo respeito e aceitação das minorias, com impacto positivo nas políticas de inclusão no ensino superior brasileiro,pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectPessoas surdaspt_BR
dc.subjectLíngua brasileira de sinais (librais)pt_BR
dc.subjectUsabilidadept_BR
dc.subjectSistema integrado de gestão de atividades acadêmica (SIGAA)pt_BR
dc.titleOuvindo o surdo : um estudo sobre a usabilidade do sistema integrado de gestão de atividades acadêmicas (SIGAA)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3552567314459249pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0215243970688414pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Ergonomiapt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation project focuses on the usability of the Integrated System for the Management of Academic Activities (SIGAA) for deaf students and Brazilian Sign Language (Libras) users at the Federal University of Pernambuco (UFPE), The main objective is to propose applicable recommendations for SIGAA, aiming to improve the effectiveness, efficiency, and satisfaction of these specific students. The research is justified by the pressing need to promote inclusion in higher education, responding to the imperative demand for educational equality. Based on a methodology that combined qualitative and quantitative approaches, the investigation data revealed the existence of barriers faced by deaf students and the negative impact on the usability assessment of SIGAA. The difficulties affect three fundamental dimensions: effectiveness (ability to complete tasks), efficiency (effort required to perform them), and satisfaction (sense of safety and comfort when using the system). The SIGAA structure, with extensive menus and complex submenus, along with the lack of accessible tutorials, guidance, or support materials, compromises users' autonomy. The absence of linguistic adaptations in Libras resulted in a low usability rating, which, in quantitative terms, was measured using the System Usability Scale (SUS), revealing an average score of 46.92 - a figure below the expected threshold for usable systems. Although 96% of participants claimed to be fluent in written Portuguese, the use of technical language and the lack of translation into Libras hindered comprehension. This demonstrated that SIGAA's low usability is deeply related to the profile of the deaf student who uses Libras in their communicative interactions. As a practical outcome of the research, the instructional material "SIGAA Libras Manual" was developed, presenting Libras-based instructions that guide users step by step through academic tasks such as enrollment, submission of activities, und grade consultation. Knowing that deaf people understand the world predominantly through the visual channel, digital systems must be available in formats that prioritize this language, such as visual symbols, subtitles, graphic alerts, and especially Libras translation windows. The inclusion of the deaf community in the system redesign process is essential. In line with the principle "Nothing about us without us." it is emphasized that active participation from planning to solution validation is the most effective way to ensure a truly accessible SIGAA. The conclusion aims not only to meet legal obligations but also to contribute to the construction of a Democratic State, promoting respect and acceptance of minorities, with a positive impact on inclusion policies in Brazilian higher education.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ergonomia

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