Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64526
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SOUZA, Edilson Fernandes de | - |
dc.contributor.author | GUIMARÃES, Gina da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-21T12:32:17Z | - |
dc.date.available | 2025-07-21T12:32:17Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-15 | - |
dc.identifier.citation | GUIMARÃES, Gina da Silva. Histórias de vida, os saberes e a ressignificação da autoimagem de indivíduos-brincantes de Afoxés de Olinda e Recife. 2024. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64526 | - |
dc.description.abstract | Este estudo tem origem no Núcleo de Identidades e Memórias do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco e tem por objetivo identificar e analisar como o processo de mudanças na expressão da cultura negra em Olinda e Recife com a criação dos Afoxés, entre as décadas de 1980 e 1990, contribuíram para a produção social de saberes e formação de novas mentalidades de indivíduos brincantes de afoxés. Para tanto pergunto: como os afoxés de Recife e Olinda produziram e articularam saberes entre as décadas de 1980 e 1990? Que aspectos figuracionais foram desenhados diante de um processo civilizador historicamente construído de desvalorização destes conhecimentos, da desqualificação deste patrimônio cultural e social do saber? Acredito que um estudo desta natureza contribui para a produção e trocas de conhecimentos, acesso a registros culturais diferenciados, para a formação de valores, atitudes, posturas que eduquem cidadãos com orgulho de seu pertencimento étnico-racial, contrários às relações étnico-raciais baseadas em preconceitos, desvalorização, depreciação, desqualificação de saberes. O marco teórico do estudo tem a sociologia figuracional com base na compreensão de figuração, autoimagem e o processo de individualização atrelada à compreensão da memória, história, lugares de memória, saberes, processos educativos e histórias de vida como elementos que guardam o passado nesta relação indivíduo-sociedade, em busca da compreensão de saberes e fazeres de elementos da cultura afro-brasileira, em suas dinâmicas de construção e ressignificação da autoimagem, vivenciados pelos indivíduos-brincantes de afoxés participantes do estudo. A metodologia fundamentou-se na perspectiva qualitativa no caminho da pesquisa histórica, e história temática de vida. Utilizei fontes documentais, impressas e orais, assim como a técnica da entrevista semi-estruturada como procedimentos de pesquisa. Os achados, nas falas dos entrevistados junto a registros de mídia impressa da época, apontam para a vivência em diversas figurações e teias relacionais dinâmicas, a construção de novos saberes (musicais, estéticos, políticos, identitários), expressando e promovendo um processo de ressignificação da autoimagem dos indivíduos-brincantes, fatos estes que reverberaram no processo de individualização dos mesmos em sua sociedade, ora caminhando para uma função social no campo artístico, ora no campo educativo, da saúde e políticas públicas de cultura. O acesso a estes saberes da cultura afro-brasileira, através de processos educativos informais, formais e não formais, findou por delinear a manutenção de um hábitus ancestral, articulado a uma perspectiva de longa data quando da rememoração de seus mitos e ritos na atualidade através dos Afoxés, como também a criação de novos saberes e práticas sociais, em um dinâmico equilíbrio da tradição com a renovação estética, cultural e política destes e junto com estes indivíduos-brincantes de Afoxés, em uma dinâmica relação indivíduo-sociedade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Afoxé | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | História de vida | pt_BR |
dc.subject | Figuração | pt_BR |
dc.subject | Autoimagem | pt_BR |
dc.subject | Processo de individualização | pt_BR |
dc.title | Histórias de vida, os saberes e a ressignificação da autoimagem de indivíduos-brincantes de Afoxés de Olinda e Recife | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4666270774229749 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3329563140947244 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study originated in the Center for Identities and Memories of the Graduate Program in Education at the Federal University of Pernambuco and aims to identify and analyze how the process of changes in the expression of black culture in Olinda and Recife with the creation of the Afoxés, between the 1980s and 1990s, contributed to the social production of knowledge and the formation of new mentalities of individuals who play afoxés. To this end, I ask: how did the afoxés of Recife and Olinda produce and articulate knowledge between the 1980s and 1990s? What figurative aspects were designed in the face of a historically constructed civilizing process of devaluation of this knowledge, of the disqualification of this cultural and social heritage of knowledge? I believe that a study of this nature contributes to the production and exchange of knowledge, access to differentiated cultural records, and the formation of values, attitudes, and postures that educate citizens with pride in their ethnic- racial belonging, contrary to ethnic-racial relations based on prejudice, devaluation, depreciation, and disqualification of knowledge. The theoretical framework of the study has figurational sociology based on the understanding of figuration, self-image, and the process of individualization linked to the understanding of memory, history, places of memory, knowledge, educational processes, and life stories as elements that preserve the past in this individual-society relationship, in search of understanding the knowledge and actions of elements of Afro-Brazilian culture, in their dynamics of construction and resignification of self-image, experienced by the individuals-players of afoxés participating in the study. The methodology was based on the qualitative perspective in the path of historical research and thematic life history. I used documentary, printed and oral sources, as well as the semi- structured interview technique as research procedures. The findings, in the interviewees' statements together with printed media records of the time, point to the experience in diverse figurations and dynamic relational webs, the construction of new knowledge (musical, aesthetic, political, identity), expressing and promoting a process of resignification of the self- image of the individuals-players, facts that reverberated in the process of individualization of the same in their society, sometimes moving towards a social function in the artistic field, sometimes in the field of education, health and public policies of culture. Access to this knowledge of Afro-Brazilian culture, through informal, formal and non-formal educational processes, ended up outlining the maintenance of an ancestral habitus, articulated with a long- standing perspective when remembering its myths and rites in the present day through the Afoxés, as well as the creation of new knowledge and social practices, in a dynamic balance of tradition with the aesthetic, cultural and political renewal of these and together with these Afoxés-playing individuals, in a dynamic individual-society relationship. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Gina Da Silva Guimarães.pdf | 5,4 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons