Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64460
Compartilhe esta página
Título: | Análise do método Da Capo de Joel Barbosa: Reflexões sobre as contribuições das canções folclóricas para iniciação ao violoncelo |
Autor(es): | Silva, Isabela Pereira Nunes da |
Palavras-chave: | Violoncelo; Canções folclóricas; Métodos |
Data do documento: | 17-Abr-2025 |
Citação: | SILVA, Isabela Pereira Nunes da. Análise do método Da Capo de Joel Barbosa: reflexões sobre as contribuições das canções folclóricas para iniciação ao violoncelo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | O presente trabalho apresenta um estudo sobre o ensino de violoncelo a partir de canções do folclore brasileiro. O objetivo principal foi examinar as contribuições do uso de canções folclóricas para a iniciação ao violoncelo. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, que tratou das contribuições das canções folclóricas em pedagogias musicais, bem como o papel do professor nas escolhas dessas canções. Em seguida, foi realizada pesquisa documental sobre o método Da Capo: instrumentos de arco, de Joel Barbosa, que contém canções folclóricas em seu repertório. Por fim, propõem-se cinco arranjos como material didático, elaborados a partir de duas canções e três variações, com ênfase na exploração das técnicas do violoncelo. A pesquisa realça a relevância didática do uso de repertório da cultura do estudante, como as canções folclóricas brasileiras, que já são conhecidas, favorecem a aprendizagem enquanto, no plano afetivo, estimulam a sensação de pertencimento individual. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64460 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Isabela Pereira Nunes da Silva.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons