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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64460

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Título: Análise do método Da Capo de Joel Barbosa: Reflexões sobre as contribuições das canções folclóricas para iniciação ao violoncelo
Autor(es): Silva, Isabela Pereira Nunes da
Palavras-chave: Violoncelo; Canções folclóricas; Métodos
Data do documento: 17-Abr-2025
Citação: SILVA, Isabela Pereira Nunes da. Análise do método Da Capo de Joel Barbosa: reflexões sobre as contribuições das canções folclóricas para iniciação ao violoncelo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O presente trabalho apresenta um estudo sobre o ensino de violoncelo a partir de canções do folclore brasileiro. O objetivo principal foi examinar as contribuições do uso de canções folclóricas para a iniciação ao violoncelo. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, que tratou das contribuições das canções folclóricas em pedagogias musicais, bem como o papel do professor nas escolhas dessas canções. Em seguida, foi realizada pesquisa documental sobre o método Da Capo: instrumentos de arco, de Joel Barbosa, que contém canções folclóricas em seu repertório. Por fim, propõem-se cinco arranjos como material didático, elaborados a partir de duas canções e três variações, com ênfase na exploração das técnicas do violoncelo. A pesquisa realça a relevância didática do uso de repertório da cultura do estudante, como as canções folclóricas brasileiras, que já são conhecidas, favorecem a aprendizagem enquanto, no plano afetivo, estimulam a sensação de pertencimento individual.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64460
Aparece nas coleções:(TCC) - Música

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