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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64308

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Flávia Cristiane Vieira da-
dc.contributor.authorMORAIS, Marcos Batista de-
dc.date.accessioned2025-07-10T15:24:37Z-
dc.date.available2025-07-10T15:24:37Z-
dc.date.issued2025-05-06-
dc.identifier.citationMORAIS, Morais, Marcos Batista de. Argumentação como regra do jogo : um olhar para o processo de elaboração de jogos didáticos a partir do perfil conceitual de substância na formação inicial de professores de química. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64308-
dc.description.abstractNa presente pesquisa buscamos refletir, no contexto da formação inicial de professores de Química, sobre dois temas: a argumentação e a articulação entre diferentes linguagens no ensino de Química. Primeiramente, analisamos como as temáticas relacionadas ao processo de desenvolvimento de jogos didáticos e pedagógicos vêm sendo debatidas na produção científica nacional e internacional. Em um segundo momento, analisamos se, em um processo de elaboração de jogos — elaborados por licenciandos em Química a partir do perfil conceitual de substância —, é possível identificar estratégias argumentativas e como ocorre a articulação entre distintos modos de ver e compreender o conceito em questão. Para a construção dos dados, trabalhamos nas seguintes frentes: primeiramente, realizamos um levantamento da produção científica nacional e internacional a respeito dos jogos no ensino de Ciências e observamos as possíveis relações que seu uso pode estabelecer com o processo argumentativo. Posteriormente, foram realizadas observações a respeito dos sentidos e significados que emergem na linguagem de licenciandos em Química durante o processo de elaboração de jogos, pensados a partir do perfil conceitual de substância. Por fim, realizamos a análise da argumentação desenvolvida pelos respectivos participantes da pesquisa nesse mesmo processo, fazendo, então, reflexões sobre como os jogos elaborados por eles possibilitam tal articulação, argumentação e a emergência de diferentes zonas do perfil conceitual de substância. Para analisar os dados obtidos, utilizamos a metodologia da Análise Textual Discursiva (ATD) (Moraes; Galiazzi, 2006), nos artigos selecionados a partir da análise cienciométrica, e o uso da semiótica social e itens temáticos (Lemke, 1997) para compreender as falas dos participantes deste estudo. Reconhecemos, a partir dos estudos de Soares (2004; 2016), a relevância em utilizar os jogos no ensino de Química. No entanto, também constatamos que há necessidade de mais pesquisas que evidenciem as potencialidades em se utilizar os jogos para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, sendo um caminho possível objetivar a argumentação para desencadear uma aprendizagem de conteúdos científicos de forma engajada e crítica. Enquanto resultado da etapa formativa de elaboração de jogos por licenciandos em Química, notamos que as significações e formas de falar associados às zonas do perfil conceitual de substância apresentaram boa diversidade durante o processo, sendo possível identificar todas as zonas, mas com maior incidência da utilitarista/pragmática, o que acreditamos relacionar-se à intenção em contextualizar o conteúdo de substância nos jogos elaborados. Como último objetivo, percebemos que o uso da Teoria dos Perfis Conceituais na elaboração de jogos pode contribuir para o desenvolvimento de aspectos argumentativos entre os licenciandos e, também, durante a aplicação dos jogos propostos. Além de buscar contribuir para os estudos envolvendo a Teoria dos Perfis Conceituais, mais especificamente o perfil conceitual de substância, consideramos que esta pesquisa também se coloca a refletir sobre a necessidade de discussão sobre a aplicação de jogos enquanto recurso potencializador no processo de ensino e aprendizagem, visando demonstrar as possibilidades de aliar esses elementos à reflexão crítica desencadeada pelo uso da argumentação no ensino de conteúdos de Química.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectPerfil conceitualpt_BR
dc.subjectjogospt_BR
dc.subjectSubstânciapt_BR
dc.titleArgumentação como regra do jogo : um olhar para o processo de elaboração de jogos didáticos a partir do perfil conceitual de substância na formação inicial de professores de químicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4903208247617807pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7354496286889274pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThis research aimed to reflect, within the context of initial teacher education in Chemistry, on two main themes: argumentation and the integration of different languages in Chemistry teaching. First, we analyzed how themes related to the development of didactic and pedagogical games have been discussed in national and international scientific literature. Next, we investigated whether, in the process of creating games – developed by Chemistry undergraduates based on the conceptual profile of "substance" – it is possible to identify argumentative strategies and how the articulation between different ways of perceiving and understanding the concept occurs. To gather data, we approached the study from the following fronts: initially, we conducted a survey of national and international scientific production regarding the use of games in Science education, and we examined the potential relationships between game use and argumentative processes. Subsequently, we observed the meanings and interpretations that emerged in the language of Chemistry undergraduates during the development of games based on the conceptual profile of "substance." Finally, we analyzed the argumentation developed by the participants throughout this process, reflecting on how the games they created enabled articulation, argumentation, and the emergence of different zones within the conceptual profile of "substance." To analyze the collected data, we applied the methodology of Discursive Textual Analysis (Moraes & Galiazzi, 2006) to the selected articles through scientometric analysis, and we used social semiotics and thematic items (Lemke, 1997) to interpret the participants' speech. Based on the studies of Soares (2004; 2016), we recognize the relevance of using games in Chemistry education. However, we also observed the need for further research to highlight the potential of games to support teaching and learning processes. One possible path is to focus on argumentation as a means to foster engaged and critical learning of scientific content. As a result of the formative stage involving the creation of games by Chemistry undergraduates, we found that the meanings and modes of discourse associated with the zones of the conceptual profile of "substance" were diverse throughout the process. All zones were identified, with a higher occurrence of the utilitarian/pragmatic zone, which we believe relates to the intent to contextualize the concept of substance in the developed games. Lastly, we observed that using the Theory of Conceptual Profiles in the creation of games may contribute to the development of argumentative skills among undergraduates, as well as during the application of the proposed games. In addition to contributing to studies involving the Theory of Conceptual Profiles – particularly the conceptual profile of "substance" – we believe this research also invites reflection on the application of games as empowering tools in the teaching and learning process, aiming to demonstrate the possibilities of combining these elements with critical reflection fostered by argumentation in Chemistry education.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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