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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64231
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | ABRANCHES, Sérgio Paulino | - |
dc.contributor.author | MELO, Karine Claudino da Hora | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-09T12:53:02Z | - |
dc.date.available | 2025-07-09T12:53:02Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-23 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Karine Claudino da Hora. Um passo além da emoção: o uso de tecnologias digitais a partir da gratidão como pedagogia na formação continuada de docentes. 2024. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64231 | - |
dc.description.abstract | Este estudo tem por objetivo analisar como os docentes em formação continuada percebem o uso de tecnologias no desenvolvimento de suas práticas pedagógicas na perspectiva da gratidão como pedagogia. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, do tipo estudo de caso, com método pesquisa ação participante com instrumentos de coleta de dados documental. A análise de conteúdo de Bardin (2011) foi o método utilizado para o tratamento dos dados e os achados revelaram que a percepção dos/as docentes sobre gratidão como pedagogia na formação continuada possibilita florescer múltiplos sentimentos como gratidão, paixão, alegria, magia, encantamento, emoção, afeto, pertencimento, envolvimento, resiliência, renovação, esperança, transformação, superação e inspiração, além de permitir pequenos fluxos afetivos em sala de aula, assim como o aprender seja um lugar de transitar na companhia do outro, sendo um caminho, processo, experiência, prática provocadora inovadora de uma aprendizagem que possibilita equidade e polinização de saberes. Ao analisar como os docentes percebem o uso das tecnologias no estado de preparação a partir da gratidão como pedagogia, verificou-se que dentre 18 respostas dos professores do formulário eletrônico de missões do App Olhares e Sentidos, 7 (sete) apontaram para atitude íntima e 11 (onze) para reflexão sobre a prática nas seguintes dimensões apontadas: Olhar para si (autocuidado); Deixar-se envolver sem pré-julgamento; Poder de atrair sentidos, emoções e pensamentos; Atividade que requer atenção e concentração; Novas formas de aprender autorregulada; Não se preocupar com a expectativa do outro, é sobre você; Preparação do que há de vir através de tecnologia envolvente; Reflexão e mudança de atitude; Compreensão do impacto que o uso da tecnologia promove com a gratidão como pedagogia; Conexão mais profunda consigo e com o outro; Maior autoconsciência possibilita uma sala de aula e relacionamentos florescentes; Engajamento e motivação através de um app sensível às vivências reais; Tecnologia humanizada com inputs de conexões consigo e com o outro. Quanto a análise como os docentes integram as tecnologias na preparação de suas práticas pedagógicas a partir da gratidão como pedagogia, os dados apontaram que sua integração permeou o compartilhamento, a conexão, a fecundação e frutificação, não nos moldes apenas de replicação, mas com novos olhares e novas travessias. Constatou-se ainda, no que diz respeito aos desafios percebidos pelos docentes em formação continuada quanto ao uso da tecnologia em suas práticas a partir da gratidão como pedagogia, os dados apontam que a maioria dos docentes enfrentam dificuldades significativas relacionadas à disponibilidade e qualidade dos recursos tecnológicos necessários para suas práticas educacionais com uso da gratidão como pedagogia, apresentando em escala decrescente os desafios de infraestrutura, estratégias, conhecimento e resistência. Por fim, compreendemos que os docentes em formação percebem que suas práticas são modificadas enquanto vivenciam e experienciam uma prática, esta capaz de provocar reflexão, antes da ação, onde os sentimentos são aflorados, além de entender que uso de ferramentas tecnológicas, utilizadas como meio, é também um forte recurso de antecipação, que possibilitou engajar os alunos, plantar sementes da curiosidade e provocar outros conhecimentos, sensações e gratidão, de modo a constatar que tecnologia e afetividade não são excludentes, mas complementares. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Uso de tecnologias | pt_BR |
dc.subject | Gratidão como Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | Inovação | pt_BR |
dc.title | Um passo além da emoção : o uso de tecnologias digitais a partir da gratidão como pedagogia na formação continuada de docentes | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9070763811045760 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aims to analyse how teachers in continuous professional development perceive the use of technologies in the development of their pedagogical practices from the perspective of gratitude as pedagogy. It is a qualitative, exploratory, and descriptive research, a case study, using participatory action research methods with documentary data collection instruments. Bardin's (2011) content analysis method was used to process the data, and the findings revealed that teachers' perception of gratitude as pedagogy in continuous professional development allows multiple feelings to flourish, such as gratitude, passion, joy, magic, enchantment, emotion, affection, belonging, involvement, resilience, renewal, hope, transformation, overcoming, and inspiration. It also permits small affective flows in the classroom, as well as learning becoming a place to transition in the company of others, being a path, process, experience, and practice that innovatively provokes learning, enabling equity and the pollination of knowledge. When analysing how teachers perceive the use of technologies in preparation through the lens of gratitude as pedagogy, it was found that among 18 responses from teachers on the mission 8 form, 7 pointed to an intimate attitude and 11 to reflection on practice in the following dimensions: self-care; allowing oneself to be involved without pre-judgement; the power to attract meanings, emotions, and thoughts; activities requiring attention and concentration; new forms of self- regulated learning; not worrying about others' expectations, focusing on oneself; preparation for what is to come through engaging technology; reflection and change in attitude; understanding the impact that the use of technology promotes with gratitude as pedagogy; deeper connection with oneself and others; greater self-awareness leading to a flourishing classroom and relationships; engagement and motivation through an app sensitive to real experiences; humanized technology with inputs of connections with oneself and others. Regarding the analysis of how teachers integrate technologies in the preparation of their pedagogical practices from the perspective of gratitude as pedagogy, the data showed that this integration permeated sharing, connection, fertilization, and fruition, not merely replication, but with new insights and new journeys. It was also found that the challenges perceived by teachers in continuous professional development regarding the use of technology in their practices from the perspective of gratitude as pedagogy indicate that the majority face significant difficulties related to the availability and quality of technological resources necessary for their educational practices using gratitude as pedagogy. These challenges were identified in descending order as infrastructure, strategies, knowledge, and resistance. Finally, we understand that teachers in training perceive that their practices are modified while experiencing and living through a practice capable of provoking reflection before action, where feelings are heightened. They also understand that the use of technological tools, used as a means, is a strong resource for anticipation, enabling the engagement of students, planting seeds of curiosity, and provoking other knowledge, sensations, and gratitude, thus verifying that technology and affectivity are not mutually exclusive, but complementary. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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