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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64141

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCORIOLANO-MARINUS, Maria Wanderleya de Lavor-
dc.contributor.authorRAULINO, Ana Beatriz Moura-
dc.date.accessioned2025-07-07T18:19:31Z-
dc.date.available2025-07-07T18:19:31Z-
dc.date.issued2024-12-17-
dc.identifier.citationRAULINO, Ana Beatriz Moura. Vivências dos graduandos em Enfermagem e Medicina no contexto de formação sobre violência na infância e adolescência. 2024. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64141-
dc.description.abstractA Violência Contra a Criança e o Adolescente é um fenômeno complexo, multifatorial e com consequências negativas em curto e longo prazo ao desenvolvimento humano e à saúde individual e coletiva. Neste contexto, é necessário que o profissional de saúde, durante a sua formação, desenvolva habilidades e competências que o permita se sentir apto para lidar com a identificação, manejo e prevenção da Violência Contra a Criança e o Adolescente e suas consequências, no campo prático. Diante disso, questiona-se: quais são as vivências dos estudantes de graduação de Medicina e Enfermagem sobre violência contra a criança e o adolescente no seu contexto de formação? Assim, o objetivo do estudo foi analisar as vivências, percepções e conhecimentos dos estudantes de graduação de medicina e enfermagem quanto à prevenção, identificação e manejo da Violência Contra a Criança e o Adolescente. O estudo foi do tipo qualitativo e exploratório, com 14 estudantes de graduação do último ano dos cursos de Medicina (oito participantes) e Enfermagem (seis participantes) de uma Universidade pública brasileira. Os dados foram coletados entre dezembro de 2023 e abril de 2024, a partir de entrevista semiestruturada e questionário sociodemográfico. A análise foi realizada com base no método de Análise Temática de Braun e Clarke. Foram encontrados 72 códigos descritivos. A partir destes, foram agrupados oito temas, os quais foram, por sua vez, divididos em duas grandes categorias (Abordagem da temática violência contra a criança durante a formação e Perspectivas sobre a violência na infância). Dentro destas categorias foi possível observar que os estudantes entendem a Violência Contra a Criança e o Adolescente. como ações que provocam prejuízos ao desenvolvimento e bem-estar de crianças e adolescentes. Os estudantes reconheceram aspectos como a transmissão intergeracional da violência, a necessidade de educação parental e a relação com os determinantes sociais. Embora reconheçam a importância de identificar sinais de violência e acolher as vítimas, muitos estudantes relataram dificuldades em formular e implementar estratégias concretas de prevenção e intervenção, particularmente em ações interdisciplinares. A negligência, forma mais comum de violência, foi pouco mencionada, sugerindo desafios no reconhecimento dessa modalidade. Vários estudantes apontaram que a graduação proporcionou uma base teórica e prática que, em suas percepções, não foi suficiente para lidar de maneira adequada com a Violência Contra a Criança e o Adolescente. Por fim, notou-se que as vivências dos estudantes abordaram, em sua maioria, experiências relacionadas a situações de violência física, psicológica e negligência sofridas por crianças e adolescentes. Estas vivências foram marcadas pela insegurança sobre o manejo e pela percepção de distanciamento entre teoria e prática. Os relatos indicam que a formação acadêmica sobre o tema foi considerada limitada, com dificuldades relacionadas ao processo de notificação e à aplicação prática do conhecimento adquirido. Nesse sentido, poderia ser de grande valia, ainda, a realização de pesquisas voltadas à avaliação das habilidades práticas dos estudantes, ou mesmo dos impactos da implementação de metodologias ativas de ensino para a aquisição destas habilidades, não apenas com a população infantil, mas também com a população adolescente.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectConhecimentospt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectMaus-tratos infantispt_BR
dc.subjectEstudantes de Medicinapt_BR
dc.subjectEstudantes de Enfermagempt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEducação e Saúdept_BR
dc.titleVivências dos graduandos em Enfermagem e Medicina no contexto de formação sobre violência na infância e adolescênciapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Fernando Antônio Menezes da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6599142236924369pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0083975903990723pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Saude da Crianca e do Adolescentept_BR
dc.description.abstractxViolence Against Children and Adolescents is a complex, multifactorial phenomenon with negative consequences both in the short and long term for human development and individual and collective health. In this context, it is essential that healthcare professionals, during their training, develop the skills and competencies needed to feel capable of dealing with the identification, management, and prevention of violence against children and adolescents and its consequences in practical settings. In light of this, the following question arises: what are the experiences of undergraduate students in Medicine and Nursing regarding violence against children and adolescents in their training context? Thus, the aim of this study was to analyze the experiences, perceptions, and knowledge of undergraduate students in Medicine and Nursing regarding the prevention, identification, and management of violence against children and adolescents. The study was qualitative and exploratory, involving 14 final-year undergraduate students from the Medicine (eight participants) and Nursing (six participants) programs at a public Brazilian university. Data were collected between December 2023 and April 2024 through semi-structured interviews and a sociodemographic questionnaire. The analysis was conducted using the Thematic Analysis method by Braun and Clarke. A total of 72 descriptive codes were identified. These were grouped into eight themes, which were further divided into two major categories (Approach to the topic of violence against children during training and Perspectives on violence in childhood). Within these categories, it was observed that the students understand Violence Against Children and Adolescents as actions that cause harm to the development and well-being of children and adolescents. The students recognized aspects such as the intergenerational transmission of violence, the need for parental education, and the relationship with social determinants. Although they acknowledged the importance of identifying signs of violence and supporting victims, many students reported difficulties in formulating and implementing concrete strategies for prevention and intervention, particularly in interdisciplinary actions. Neglect, the most common form of violence, was seldom mentioned, suggesting challenges in recognizing this form. Several students pointed out that their undergraduate training provided a theoretical and practical foundation that, in their perception, was not sufficient to adequately address Violence Against Children and Adolescents. Finally, it was noted that the students' experiences mostly involved situations of physical, psychological violence, and neglect suffered by children and adolescents. These experiences were marked by uncertainty regarding management and a perception of a gap between theory and practice. The reports indicate that the academic training on this topic was considered limited, with difficulties related to the notification process and the practical application of the acquired knowledge. In this regard, conducting research focused on assessing students' practical skills, or even the impacts of implementing active teaching methodologies for acquiring these skills, would be valuable—not only with the child population but also with the adolescent population.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5594747183504664pt_BR
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