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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64014

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Francisco Kennedy Silva dos-
dc.contributor.authorSILVA, José Kleber da-
dc.date.accessioned2025-06-30T20:15:45Z-
dc.date.available2025-06-30T20:15:45Z-
dc.date.issued2025-03-28-
dc.date.submitted2025-06-18-
dc.identifier.citationSILVA, José Kleber da. Maquetes como metodologias ativas: uma proposta de intervenção didática no ensino de geografia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64014-
dc.description.abstractEste estudo investiga o impacto do uso de maquetes no ensino de Geografia na Educação Básica, com foco na contribuição dessa ferramenta pedagógica para o desenvolvimento do conhecimento geográfico, habilidades cognitivas e pensamento crítico dos alunos. Com isso, o trabalho foi desenvolvido na Escola de Referência em Ensino Médio Jose Mendes, localizado no município de Timbaúba-PE, com estudantes da turma do 2º ano “D”, 2023. O objetivo geral da pesquisa é analisar como a utilização de maquetes no ensino de geografia pode facilitar a compreensão de conceitos geográficos abstratos e promover uma aprendizagem mais ativa e contextualizada, como também, despertando o senso crítico e reflexivo do educando. A pesquisa incluiu dentro de uma sequência didática a construção de maquetes para avaliar os impactos no processo de ensino-aprendizagem na formação do conhecimento integral do estudante, sendo assim, uma ferramenta didática valiosa, de grande potencial e de suma relevância para o exercício de uma educação que vislumbra o educando em sua totalidade, considerando seu contexto, necessidades e capacidades. Dessa forma, os resultados indicam que o uso de maquetes são uma ferramenta eficaz para definir conceitos abstratos em concretos, como também, os resultados alcançados evidenciam que o uso desses recursos didáticos favorece aos estudantes um ensino de aprendizagem mais atrativo, dinâmico, profundo e significativo. Assim, conclui-se que, a didática pela qual o tema foi explorado nas aulas de Geografia por meio da confecção de maquetes são recursos pedagógicos que incentivam os alunos a aprenderem de forma autônoma e participativa, pois coloca o educando como protagonista do seu próprio processo de construção do conhecimento, promovendo a formação de uma sociedade mais crítica, reflexiva e ao mesmo tempo responsável.pt_BR
dc.format.extent54p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectMaquetespt_BR
dc.titleMaquetes como metodologias ativas : uma proposta de intervenção didática no ensino de geografiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8799647544989939pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Geografiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

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