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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64006
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Título : | Inter-relações da educação não escolar, arte e cultura no Projeto Aricuri : uma itinerância formativa no sertão pernambucano |
Autor : | OLIVEIRA, Maria Luciana Rodrigues de |
Palabras clave : | Projeto Aricuri; Educação não escolar; Cultura Popular; Educação Libertadora |
Fecha de publicación : | 9-sep-2024 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | OLIVEIRA, Maria Luciana Rodrigues de. Inter-relações da educação não escolar, arte e cultura no projeto aricuri : uma itinerância formativa no sertão pernambucano. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Resumen : | O presente trabalho disserta sobre as experiências educativas, artísticas e culturais do Projeto Aricuri, situado no município de Ouricuri, Sertão do Araripe pernambucano. Consiste em analisar a educação popular em diálogo com a cultura local desenvolvida pelo Projeto Aricuri, contribuindo no fortalecimento das autoidentidades coletiva e individual dos participantes. O objetivo principal é compreender as inter-relações da educação popular com a cultura sertaneja e estas como instrumentos de construção e de fortalecimento da autoidentidade e da cidadania dos participantes do Projeto Aricuri. Para isso, contamos com as contribuições de autores/as, pesquisadores/as que nos norteiam no caminho do entendimento do tema em pauta, entre outros/as: Freire (1994; 1996), Hall, (1999), Gohn (2010; 2015), Brandão (2009), Adorno (2020) e Rancière (2012), Laraia (1996). Abordamos como metodologia a pesquisa qualitativa e como método o Caso Alargado, fundamentado em Yin (2001), Santos (1983) e Lage (2013) que compreende a transagem entre a fenomenologia e a análise estrutural do acontecimento sociocultural em foco. Para a obtenção dos dados, servimo-nos da observação participante com o auxílio do diário de campo e das entrevistas semiestruturadas. Como análise dos dados, apoiamo-nos em Laurence Bardin (2016) que compreende desde as fases exploratórias, das repetições e ênfases de sentidos, da classificação dos significados, à inferência da pesquisadora. Os resultados obtidos do presente estudo são: a força transformadora oriunda das bases sociais, quando os sujeitos da base da pirâmide social despertam as suas próprias potencialidades e se reúnem; Este projeto inspira-se na Pedagogia Libertadora e aproxima-se conceitualmente na materialidade em forma de metodologia em que os agentes são protagonistas sendo os eixos e focos : a autonomia dos sujeitos, a dialogicidade mediada pelo mundo, o olhar do coletivo e a transformação social; O Projeto Aricuri descobre o poder conscientizador, formativo e libertador das artes em que a herança cultural é compreendida como identidade raiz. As artes têm servido ao longo dos anos como fonte e caminho do Coletivo Aricuri de despertar sonhos em crianças, jovens e idosos. O Projeto Aricuri caracteriza-se pelas práticas educativas que cultivam a dinâmica da afetividade, do acolhimento e da inclusão como princípio fundador e iniciante; outro traço é a escuta atenta às dores e angústias dos participantes como mecanismo de inserção dos seus membros. Aferimos, que existe um grande reconhecimento do grupo pelo trabalho do coordenador, o seu histórico de dedicação a cultura e aos trabalhos sociais, a disponibilidade, o desprendimento e dedicação do iniciador desse processo formativo não escolar. Observamos ainda nas falas dos entrevistados e na participação da comunidade que a educação não escolar das ações que o Projeto Aricuri promove, podem garantir a sustentabilidade do projeto em termos de sucessão e provocação de novas lideranças, visando a longevidade dessa experiência singular no sertão pernambucano. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64006 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
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