Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63981

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFRANÇA, Suzane Bezerra de-
dc.contributor.authorSILVA, Naiara Fernanda de Melo-
dc.date.accessioned2025-06-27T19:49:00Z-
dc.date.available2025-06-27T19:49:00Z-
dc.date.issued2024-11-29-
dc.identifier.citationSILVA, Naiara Fernanda de Melo. Análise do currículo de Pernambuco para o Ensino de Ciências voltado a Educação de Jovens e Adultos. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63981-
dc.description.abstractA presente dissertação destaca a importância do ensino de ciências para a Educação de Jovens e Adultos através da elaboração de um currículo que atenda as especificidades desta modalidade de ensino e que seja pautado na promoção da autonomia e do pensamento crítico e reflexivo dos educandos. Neste sentido, teve-se enquanto objetivo geral analisar o Currículo de Pernambuco para o ensino de ciências voltado a Educação de Jovens e Adultos. O desenho metodológico da pesquisa contou com uma revisão bibliográfica e análise documental. Assim, foram tomados para análise o Currículo de Pernambuco, além da Base Nacional Comum Curricular, e orientações curriculares estaduais, que foram produzidas anteriormente. A partir disso, foi possível identificar que a elaboração do currículo voltado para EJA, se configura como um avanço em relação a BNCC, uma vez que a Base não contempla a modalidade. Por outro lado, a configuração curricular se alinha com a BNCC à medida que se estrutura a partir de competências e habilidades. O processo de elaboração foi conduzido de forma participativa, envolvendo representação de docentes de todas as regiões do Estado, bem como a participação de toda a sociedade através dos fóruns, tendo como eixo o fortalecimento de uma sociedade democrática e justa. Ao incorporar princípios da educação popular, o currículo busca fortalecer uma educação democrática, crítica e transformadora. Para o ensino de ciências na modalidade, o currículo valoriza os saberes empíricos dos educandos, direcionando um trabalho didático para o desenvolvimento do pensamento crítico. Com base na educação popular, enfatiza a cultura e o diálogo. O documento apresenta elementos que dialogam com os conceitos de alfabetização científica, no sentido de desenvolver a investigação e compreensão dos estudantes para atuar nas questões sociais, culturais, éticas e ambientais. A ênfase na alfabetização cientifica reforça a importância do conhecimento como ferramenta para a atuação consciente, contribuindo para a formação de cidadãos preparados para os desafios do mundo moderno. Finalmente, vislumbramos desafios para a implementação do currículo investigado nas redes de ensino, particularmente, no que se refere a formação permanente de professores.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.titleAnálise do currículo de Pernambuco para o Ensino de Ciências voltado a Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5286887154857550pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4059729917472253pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation highlights the importance of science education for Youth and Adult Education (EJA) through the development of a curriculum that addresses the specificities of this educational modality, focusing on promoting the autonomy and critical, reflective thinking of learners. The general objective was to analyze the Pernambuco Curriculum for science education aimed at Youth and Adult Education. The methodological design of the research involved a literature review and document analysis. For analysis, the Pernambuco Curriculum, the National Common Curricular Base (BNCC), and previously produced state curricular guidelines were considered. From this, it was possible to identify that the development of a curriculum for EJA represents an advancement in relation to the BNCC, as the BNCC does not address this modality. On the other hand, the curricular framework aligns with the BNCC as it is structured around competencies and skills. The development process was conducted in a participatory manner, involving representatives from teachers across all regions of the state, as well as the participation of society through forums, with a focus on strengthening a democratic and just society. By incorporating principles of popular education, the curriculum seeks to strengthen democratic, critical, and transformative education. For science education in this modality, the curriculum values the empirical knowledge of learners, directing the teaching approach toward the development of critical thinking. Based on popular education, it emphasizes culture and dialogue. The document presents elements that resonate with the concepts of scientific literacy, aiming to develop students' inquiry and understanding to engage with social, cultural, ethical, and environmental issues. The emphasis on scientific literacy reinforces the importance of knowledge as a tool for conscious action, contributing to the formation of citizens prepared for the challenges of the modern world. Finally, we foresee challenges for the implementation of the investigated curriculum in educational networks, particularly concerning the ongoing professional development of teachers.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Naiara Fernanda de Melo Silva.pdf1,3 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons