Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63825

Compartilhe esta página

Título: BNCC para quê(m)? : uma análise da implementação da Base Nacional Comum Curricular em creches públicas
Autor(es): MACIEL, Diego Henrique Moraes
Palavras-chave: Implementação de políticas públicas; Burocratas de Nível de Rua; BNCC; BNCC EI; Creches; Primeira Infância
Data do documento: 24-Abr-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MACIEL, Diego Henrique Moraes. BNCC para quê(m)?: uma análise da implementação da Base Nacional Comum Curricular em creches públicas. 2025. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Objetivo da pesquisa: analisar a implementação da BNCC para a etapa da Educação Infantil (BNCC EI) em creches públicas. Metodologia: a pesquisa é preponderantemente do tipo qualitativa. A amostra foi composta por três creches da Rede Municipal de Ensino da Cidade do Recife, Capital do Estado de Pernambuco, Brasil. Para a coleta dos dados, foram realizados procedimentos de observação em sala de aula, entrevistas com profissionais e mães de alunos, além da análise documental sobre os Projetos Político-Pedagógicos e a documentação relativa à avaliação formativa. Os dados foram coletados entre novembro e dezembro de 2023. Para a análise dos dados, foram utilizados o método da análise de conteúdo categorial ou temática, os achados da análise documental e a análise léxica do corpus textual das entrevistas com o auxílio do software Iramuteq. A interpretação dos resultados foi realizada a partir do movimento dialógico dos dados com o referencial teórico da pesquisa e da análise conjunta dos achados obtidos via triangulação dos dados. Principais resultados: constatou-se que a BNCC EI apresenta implementação incipiente nas creches, não tendo sido observado uma organização curricular por campos de experiências que contemple toda a jornada educativa ou que expresse um planejamento centrado nas experiências da criança e na sua aprendizagem. Em relação aos fatores que influenciam no comportamento dos agentes implementadores, o controle do espaço para a discricionariedade e a interação com os usuários da política mostraram-se como os mais significativos para o processo de implementação da BNCC nas creches. Espera-se que a pesquisa contribua para o aprimoramento teórico, metodológico e prático da análise de implementação de políticas públicas, oferecendo insights que podem ser incorporados tanto em processos de controle da política quanto na construção de estratégias de implementação da BNCC e de melhoria da qualidade na Educação Infantil.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63825
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Diego Henrique Moraes Maciel.pdf2,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons