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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63779
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Título: | Contextualizando a radioatividade no ensino de química: uma proposta de intervenção no ensino médio. |
Autor(es): | MONTEIRO, Iona Galvao |
Palavras-chave: | Radioatividade; Contextualização; Oficina Temática |
Data do documento: | 15-Abr-2025 |
Citação: | MONTEIRO, Ioná Galvão. Contextualizando a radioatividade no ensino de química: uma proposta de intervenção no ensino médio. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Química Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Abstract: | A radioatividade é um fenômeno natural no qual núcleos atômicos instáveis emitem radiação espontaneamente, tendo sido estudado extensivamente por químicos como a polonesa Marie Curie, cujas descobertas impulsionaram avanços como a radioterapia para o tratamento do câncer. Além desse uso, a radiação possui aplicações em áreas como diagnóstico por imagem, produção de energia, indústria alimentícia, beneficiamento de pedras preciosas e datação de fósseis, os quais são poucos conhecidos em detrimento de seus riscos. Isso pode ser justificado pela veridicidade de seu poder destrutivo, mas também pela falta de informações acessíveis e ao enfoque limitado no ensino básico, que frequentemente aborda a radioatividade de maneira técnica e descontextualizada. A presente pesquisa propõe, portanto, a utilização da contextualização histórica e social como estratégia pedagógica no ensino da radioatividade para alunos do Ensino Médio. Para isso, foi realizada uma oficina temática com estudantes de uma turma do 2º ano do Ensino Médio de um instituto federal, envolvendo apresentação de conteúdos em slides, debates sobre usos e acidentes históricos envolvendo radiação, e a produção de jornais educativos pelos próprios alunos, a partir da seleção crítica de trechos impressos. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários aplicados antes e depois da atividade, permitindo avaliar o conhecimento prévio e os avanços na compreensão do tema. Os resultados demonstraram um avanço significativo na compreensão dos alunos sobre o tema, desmistificando conceitos e estimulando uma visão crítica. O entendimento sobre a definição de radioatividade e suas aplicações apresentou um aumento perceptível, evidenciado pelos dados coletados antes e depois da intervenção. Ao conectar os aspectos científicos e tecnológicos com os impactos sociais, políticos e ambientais, espera-se enriquecer a compreensão dos alunos. Essa abordagem busca produzir reflexões sobre as aplicações e responsabilidades associadas à radioatividade, colaborando para uma formação cidadã mais consciente. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63779 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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