Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63688

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPontes, Francini Barros-
dc.contributor.authorSilva, Julia Lira da-
dc.date.accessioned2025-06-09T17:17:39Z-
dc.date.available2025-06-09T17:17:39Z-
dc.date.issued2025-05-08-
dc.date.submitted2025-06-06-
dc.identifier.citationSILVA, Julia Lira da. O ensino da técnica clássica de dança de forma respeitosa e profissionalizante através do método Vaganova. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Dança - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63688-
dc.description.abstractO método Vaganova é um sistema de ensino da técnica de dança clássica, desenvolvido pela coreógrafa e pedagoga russa Agrippina lakovlevna Vaganova. Tradicionalmente, o ensino do ballet clássico é marcado por condutas autoritárias, que podem impactar negativamente o desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças. No entanto, embora a técnica clássica exija compromisso, disciplina e atenção, acreditamos ser possível alcançar resultados satisfatórios sem recorrer a métodos autoritários, promovendo um ambiente que favoreça o desenvolvimento integral do bailarino. Para refletir sobre as possibilidades da união entre a educação positiva e o ensino do ballet clássico pelo método russo, o presente estudo foi desenvolvido a partir do diálogo estabelecido com autores como Agrippina Vaganova, Maya Eigenmann e David Eagleman, além da análise dos resultados obtidos por meio de questionários aplicados a profissionais da dança com maestria no método Vaganova. Palavras-chave: Técnica clássica de dança; Método Vaganova; Educação positiva; Horizontalidade na educação; Desenvolvimento cerebral.pt_BR
dc.format.extent67p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectMétodo Vaganovapt_BR
dc.subjectEducação respeitosapt_BR
dc.subjectBallet clássicopt_BR
dc.titleO ensino da técnica clássica de dança de forma respeitosa e profissionalizante através do método Vaganovapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7334285058475144pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2595177979003633pt_BR
dc.description.abstractxThe Vaganova method is a teaching system for classical dance technique, developed by the Russian choreographer and pedagogue Agrippina lakovlevna Vaganova. Traditionally, classical ballet education hás been marked by authoritarian practices, which can negatively impact children's emotional and cognitive development. However, while classical technique requires commitment, discipline, and focus, we believe it is possible to achieve satisfactory results without resorting to autoritarian methods, fostering an environment that supports the dancer's holistic development. To reflect on the possibilities of combining positive education and teaching classical ballet using the Russian method, this study was conducted through a dialogue with authors such as Vaganova, Eigenmann, and Eagleman, as well as na analysis of the results obtained from questionaires applied to dance professionals with expertise in the Vaganova method. Keywords: Classical dance technique; Vaganova method; Positive education; Horizontality in education; Brain development.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DA) - Departamento de Artespt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Dança – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Dança

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Júlia Lira da Silva.pdfTCC Julia Lira da Silva457,31 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons