Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63656

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBARROS JUNIOR, Wilson-
dc.contributor.authorAMORIM, Guilherme Oliveira de-
dc.date.accessioned2025-06-09T11:38:00Z-
dc.date.available2025-06-09T11:38:00Z-
dc.date.issued2025-04-14-
dc.date.submitted2025-05-28-
dc.identifier.citationAMORIM, Guilherme Oliveira de. Jiu-jitsu como metodologia ativa no ensino de Física: uma abordagem baseada na teoria psicogenética de Henri Wallon. 2025. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Física, Departamento de Física, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63656-
dc.description.abstractEste artigo analisa o Jiu-jitsu como metodologia ativa na educação, em particular no ensino de Física no Ensino Médio, fundamentado na Teoria Psicogenética de Henri Wallon, que destaca a relação entre corpo, mente e aprendizagem. A proposta foi explorar como a prática dessa arte marcial pode favorecer o desenvolvimento cognitivo, motor e social dos alunos, contribuindo para um aprendizado mais dinâmico e significativo. Além disso, discute-se a relação entre os desafios físicos e a compreensão de conceitos fundamentais de física. A pesquisa, de caráter bibliográfico, investigou estudos acadêmicos e publicações científicas sobre a aplicação do Jiu-Jitsu como ferramenta pedagógica. Os resultados indicam que a prática dessa arte marcial em contexto escolar contribui significativamente para o desenvolvimento psicomotor, socioemocional e cognitivo dos alunos, favorecendo a disciplina, a concentração e a interação social. Além disso, sua integração ao currículo escolar pode potencializar o engajamento dos estudantes, promovendo um ensino mais dinâmico e significativo. Foram analisados exemplos de implementação do Jiu-Jitsu em programas educacionais, evidenciando seus benefícios para a formação integral dos alunos. Além disso, foi construído um plano de aula para orientar os professores na aplicação prática dos conceitos abordados, possibilitando uma experiência estruturada e alinhada aos princípios pedagógicos discutidos.pt_BR
dc.format.extent31p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectArte marcialpt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.titleJiu-jitsu como metodologia ativa no ensino de Física: uma abordagem baseada na teoria psicogenética de Henri Wallonpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7873410912611985pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4581713282343366pt_BR
dc.description.abstractxThis article analyzes Jiu-Jitsu as an active methodology in education, particularly in the teaching of Physics in High School, based on Henri Wallon's Psychogenetic Theory, which emphasizes the relationship between body, mind, and learning. The proposal aimed to explore how the practice of this martial art can promote students’ cognitive, motor, and social development, contributing to a more dynamic and meaningful learning process. Furthermore, it discusses the relationship between physical challenges and the understanding of fundamental physics concepts. The research, of a bibliographic nature, investigated academic studies and scientific publications on the application of Jiu-Jitsu as a pedagogical tool. The results indicate that the practice of this martial art in the school context significantly contributes to students’ psychomotor, socio-emotional, and cognitive development, fostering discipline, concentration, and social interaction. Additionally, its integration into the school curriculum can enhance student engagement, promoting a more dynamic and meaningful education. Examples of Jiu-Jitsu implementation in educational programs were analyzed, highlighting its benefits for students’ holistic development. Moreover, a lesson plan was developed to guide teachers in the practical application of the concepts addressed, enabling a structured experience aligned with the pedagogical principles discussed.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.degree.departament::(CCEN-DF) - Departamento de Física pt_BR
dc.degree.graduation::CCEN-Curso de Física (Bacharelado e Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0002-0120-3400pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Guilherme Oliveira de Amorim.pdf795,66 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons