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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63599

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Título: Devir docente : os agenciamentos como primeiro passo para o surgimento de novos docentes
Autor(es): ASSIS, Wyllyamis José de
Palavras-chave: Filosofia da diferença; Subjetivação; Agenciamento; Cartografia; Prática pedagógica; Residência pedagógica
Data do documento: 12-Mar-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ASSIS, Wyllyamis José de. Devir docente: os agenciamentos como primeiro passo para o surgimento de novos docentes. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: Este trabalho investigou o devir docente de alunos da Licenciatura em Matemática, utilizando o plano de imanência da Filosofia da Diferença como campo teórico. Com a finalidade de identificar qual era a percepção dos discentes da Licenciatura em Matemática a respeito dos agenciamentos ocorridos durante sua formação, básica e acadêmica. O objetivo foi compreender como os agenciamentos coletivos e processos de subjetivação influenciam a escolha pela docência, destacando a importância das experiências vividas durante a educação básica e acadêmica. A pesquisa foi realizada por meio de narrativas de seis participantes, docentes de Matemática, em exercício ou não da profissão, que relataram suas trajetórias e as influências que moldaram suas devires docentes. A metodologia utilizada foi a Cartografia, onde nos permitiu uma análise qualitativa, enfocando as experiências subjetivas e as relações estabelecidas entre os sujeitos e seus professores. Os resultados revelaram que todos os participantes foram agenciados por professores que desempenharam papéis fundamentais em suas escolhas, com destaque para a prática pedagógica e a relação afetiva com a disciplina. A Matemática, embora considerada desafiadora, foi vista como um campo de possibilidades, onde a influência dos docentes foi crucial para ressignificar essa percepção. Além disso, o apoio familiar também emergiu como um fator determinante na decisão de seguir a carreira docente. Conclui-se que o devir docente é um processo complexo, permeado por múltiplas influências e experiências. A prática pedagógica dos professores, aliada ao suporte familiar, desempenha um papel vital na construção da identidade docente, criando um ambiente propício para o desenvolvimento de futuros educadores. O estudo enfatiza a necessidade de refletir sobre as metodologias de ensino e a importância do vínculo afetivo na educação, sugerindo que a formação contínua dos professores é essencial para inspirar e motivar novos profissionais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63599
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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