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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63586
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | GARCIA, Lucas José | - |
dc.contributor.author | COSTA, Matheus Anselmo dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-05T13:35:22Z | - |
dc.date.available | 2025-06-05T13:35:22Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-10 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-23 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Matheus Anselmo dos Santos. Desenvolvimento de um repositório virtual imersivo e interativo para disseminação de projetos de design. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63586 | - |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta a criação e desenvolvimento de um repositório virtual imersivo e interativo voltado para a disseminação de projetos, pesquisas e métodos de design, utilizando como base as pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Experimentação e Inovação (Garagem). Explorando o uso de novas tecnologias emergentes, alinhadas à realidade virtual e novos conceitos de ciência aberta, que apresentam-se como uma solução inovadora para democratizar e facilitar o acesso ao conhecimento científico, rompendo com as barreiras tradicionais da comunicação acadêmica e periódicos científicos, se mostrando como uma alternativa para difundir o conhecimento de forma didática e intuitiva, tanto para a comunidade acadêmica quanto para o público em geral. A criação do repositório virtual seguiu uma estrutura fundamentada na metodologia do duplo diamante, iniciando com uma análise e definição dos softwares para modelagem, configuração e hospedagem do ambiente virtual. Optando-se pelo uso do Blender para modelagem tridimensional, Unity para configuração e Spatial para hospedagem, garantindo compatibilidade e acesso facilitado. Após a implementação e hospedagem em seu ambiente virtual final, o repositório foi submetido a uma fase de teste de usabilidade, buscando analisar e avaliar a experiência do usuário de forma detalha, sua aplicabilidade em condições reais, a imersão com o ambiente navegação, assim como apresentação e clareza dos objetos de estudo. Por fim, este estudo destaca e justifica a importância de repositórios virtuais como uma nova fronteira de difusão do conhecimento científico, com potencial para influenciar o desenvolvimento de novas práticas de divulgação e preservação do conhecimento científico em diversas áreas. | pt_BR |
dc.format.extent | 28p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Repositório virtual | pt_BR |
dc.subject | Ambiente virtual | pt_BR |
dc.subject | Realidade virtual | pt_BR |
dc.subject | Unity | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de um repositório virtual imersivo e interativo para disseminação de projetos de design. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9888149630810283 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3093013344692696 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This article presents the creation and development of an immersive and interactive virtual repository aimed at disseminating design projects, research, and methodologies, based on the work developed at the Laboratory of Experimentation and Innovation (Garagem). It explores the use of emerging technologies aligned with virtual reality and new open science concepts, which present themselves as innovative solutions to democratize and facilitate access to scientific knowledge. By breaking through traditional barriers of academic communication and scientific journals, this initiative emerges as an alternative for sharing knowledge in a didactic and intuitive way, both for the academic community and the general public. The creation of the virtual repository followed a structure based on the Double Diamond methodology, starting with the analysis and selection of software for modeling, configuring, and hosting the virtual environment. Blender was chosen for 3D modeling, Unity for configuration, and Spatial for hosting, ensuring compatibility and easy access. After implementation and deployment in its final virtual environment, the repository underwent a usability testing phase aimed at thoroughly analyzing and evaluating the user experience, its applicability in real conditions, the level of immersion and navigability, as well as the clarity and presentation of the study objects. Finally, this study highlights and justifies the importance of virtual repositories as a new frontier for the dissemination of scientific knowledge, with the potential to influence the development of new practices in the communication and preservation of scientific knowledge across different fields. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Outros::Desenho de Projetos | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Design | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0009-6256-6820 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAA-ND): TCC - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC Matheus Anselmo dos Santos Costa.pdf | 4,89 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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