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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63563

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Título: Discursos docentes e pluralismo religioso no campo curricular : desafios e estratégias na formação e na atuação
Autor(es): FERREIRA, Maiara Gomes
Palavras-chave: Pluralismo religioso; Discursos docentes; Currículo; Sociologia da Educação; Teoria do discurso
Data do documento: 24-Abr-2025
Citação: FERREIRA, Maiara Gomes. Discursos docentes e pluralismo religioso no campo curricular: desafios e estratégias na formação e na atuação. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O trabalho intitulado “Discursos docentes e pluralismo religioso no campo curricular: desafios e estratégias na formação e na atuação.” tem como objetivo analisar os discursos que vêm sendo enunciados por docentes em relação ao pluralismo religioso no currículo, com foco nos desafios e nas estratégias mobilizadas por professores em exercício e em formação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A pesquisa parte de uma abordagem pós-estruturalista, ancorada na Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, e adota a combinação de métodos qualitativos e quantitativos para explorar os modos como as diferenças religiosas são tematizadas, silenciadas ou rearticuladas nos processos formativos. A metodologia incluiu um levantamento do tipo survey com 76 participantes e entrevistas semiestruturadas com docentes, sendo a análise orientada pelas categorias de lógicas sociais, políticas e fantasmáticas, conforme proposta da Escola de Essex. Os resultados evidenciam a pluralidade religiosa entre os sujeitos da pesquisa, a insuficiência de espaços formativos sobre o tema e a presença de tensões entre discursos de laicidade, normatividade religiosa e diversidade cultural. A investigação aponta que a articulação entre pluralismo religioso e currículo escolar segue sendo atravessada por silenciamentos, exclusões e antagonismos, mas também por práticas docentes que, ainda que precárias, buscam construir caminhos para uma educação mais plural, democrática e comprometida com os direitos humanos. O estudo contribui para os debates da Sociologia da Educação e das políticas curriculares no Brasil, reafirmando a necessidade de uma formação docente crítica, sensível à diferença e alinhada a projetos de educação inclusiva e emancipatória.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63563
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Sociais - Bacharelado

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