Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63537
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MONTENEGRO, Ana Cristina de Albuquerque | - |
dc.contributor.author | SILVA, Amanda Gabrielly de Santana | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-02T19:01:21Z | - |
dc.date.available | 2025-06-02T19:01:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-28 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Amanda Gabrielly de Santana. Método de Desenvolvimento das Habilidades de Comunicação no Autismo - DHACA: validação da aparência e do conteúdo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Fonoaudiologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63537 | - |
dc.description | 10 | pt_BR |
dc.description.abstract | Objetivo: Validar a aparência e o conteúdo do método de Desenvolvimento das Habilidades de Comunicação no Autismo (DHACA). Métodos: Trata-se de estudo de validação de abordagem quali-quantitativa. Participaram do estudo dez juízes fonoaudiólogos com expertise na área da comunicação alternativa. Os juízes receberam o livro de comunicação, bem como a descrição dos princípios, habilidades e estratégias do método DHACA e um formulário com itens relativos à apreciação da aparência e conteúdo do método. A validade foi calculada usando o índice de validade de conteúdo. Resultados: A análise das respostas possibilitou o cálculo do grau de concordância entre os juízes e a elaboração da nova versão do instrumento. O cálculo do IVC revelou uma validade de conteúdo excelente. Os juízes deram sugestões referentes aos aspectos de conteúdo do livro de comunicação, nos textos de participação do parceiro de comunicação e modelagem, uso de dicas e habilidades comunicativas. Conclusão: O grau de concordância observado entre os juízes possibilitou a obtenção da validação da aparência e do conteúdo do método DHACA, considerando-se os itens isoladamente e o instrumento como um todo, podendo ter seu uso recomendado na prática clínica fonoaudiológica. | pt_BR |
dc.format.extent | 30 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | autismo | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia Assistiva | pt_BR |
dc.subject | Sistemas de Comunicação Alternativos e Aumentativos | pt_BR |
dc.title | MÉTODO DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO NO AUTISMO - DHACA : VALIDAÇÃO DA APARÊNCIA E DO CONTEÚDO | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | XAVIER, Ivana Arrais de Lavor Navarro | - |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/5188646054142000 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6222589760582176 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Purpose: To validate the look and feel of the Development of Communication Skills in Autism (DHACA) method. Methods: This is a validation study with a quali-quantitative approach. Ten speech therapist judges with expertise in the area of alternative communication participated in the study. The judges received the communication book, as well as the description of the principles, skills and strategies of the DHACA method and a form with items related to the appreciation of the appearance and content of the method. Validity was calculated using the content validity index. Results: The analysis of the responses made it possible to calculate the degree of agreement between the judges and to create a new version of the instrument. The CVI calculation revealed excellent content validity. The judges gave suggestions regarding the content aspects of the communication book, in the communication and modeling partner participation texts, use of cues and communicative skills. Conclusion: The degree of agreement observed among the judges made it possible to obtain validation of the appearance and content of the DHACA method, considering the items separately and the instrument as a whole, which may have its recommended use in speech therapy clinical practice. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.degree.graduation | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/2644274115091716 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-8229-4783 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Fonoaudiologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Amanda Gabrielly de Santana Silva.pdf | 3,69 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
TCC Amanda Gabrielly de Santana Silva.pdf | 2,18 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons