Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63537

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMONTENEGRO, Ana Cristina de Albuquerque-
dc.contributor.authorSILVA, Amanda Gabrielly de Santana-
dc.date.accessioned2025-06-02T19:01:21Z-
dc.date.available2025-06-02T19:01:21Z-
dc.date.issued2023-04-28-
dc.date.submitted2025-05-30-
dc.identifier.citationSILVA, Amanda Gabrielly de Santana. Método de Desenvolvimento das Habilidades de Comunicação no Autismo - DHACA: validação da aparência e do conteúdo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Fonoaudiologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63537-
dc.description10pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Validar a aparência e o conteúdo do método de Desenvolvimento das Habilidades de Comunicação no Autismo (DHACA). Métodos: Trata-se de estudo de validação de abordagem quali-quantitativa. Participaram do estudo dez juízes fonoaudiólogos com expertise na área da comunicação alternativa. Os juízes receberam o livro de comunicação, bem como a descrição dos princípios, habilidades e estratégias do método DHACA e um formulário com itens relativos à apreciação da aparência e conteúdo do método. A validade foi calculada usando o índice de validade de conteúdo. Resultados: A análise das respostas possibilitou o cálculo do grau de concordância entre os juízes e a elaboração da nova versão do instrumento. O cálculo do IVC revelou uma validade de conteúdo excelente. Os juízes deram sugestões referentes aos aspectos de conteúdo do livro de comunicação, nos textos de participação do parceiro de comunicação e modelagem, uso de dicas e habilidades comunicativas. Conclusão: O grau de concordância observado entre os juízes possibilitou a obtenção da validação da aparência e do conteúdo do método DHACA, considerando-se os itens isoladamente e o instrumento como um todo, podendo ter seu uso recomendado na prática clínica fonoaudiológica.pt_BR
dc.format.extent30 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectautismopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectTecnologia Assistivapt_BR
dc.subjectSistemas de Comunicação Alternativos e Aumentativospt_BR
dc.titleMÉTODO DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO NO AUTISMO - DHACA : VALIDAÇÃO DA APARÊNCIA E DO CONTEÚDOpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coXAVIER, Ivana Arrais de Lavor Navarro-
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/5188646054142000pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6222589760582176pt_BR
dc.description.abstractxPurpose: To validate the look and feel of the Development of Communication Skills in Autism (DHACA) method. Methods: This is a validation study with a quali-quantitative approach. Ten speech therapist judges with expertise in the area of alternative communication participated in the study. The judges received the communication book, as well as the description of the principles, skills and strategies of the DHACA method and a form with items related to the appreciation of the appearance and content of the method. Validity was calculated using the content validity index. Results: The analysis of the responses made it possible to calculate the degree of agreement between the judges and to create a new version of the instrument. The CVI calculation revealed excellent content validity. The judges gave suggestions regarding the content aspects of the communication book, in the communication and modeling partner participation texts, use of cues and communicative skills. Conclusion: The degree of agreement observed among the judges made it possible to obtain validation of the appearance and content of the DHACA method, considering the items separately and the instrument as a whole, which may have its recommended use in speech therapy clinical practice.pt_BR
dc.subject.cnpqFonoaudiologiapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Fonoaudiologiapt_BR
dc.degree.graduationFonoaudiologiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2644274115091716pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8229-4783pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Amanda Gabrielly de Santana Silva.pdf3,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
TCC Amanda Gabrielly de Santana Silva.pdf2,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons