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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSANTANA, Otacilio Antunes-
dc.date.accessioned2025-05-31T20:28:40Z-
dc.date.available2025-05-31T20:28:40Z-
dc.date.issued2014-10-30-
dc.identifier.isbn978-85-406-0942-6pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63512-
dc.description.abstractEste ensaio metodológico é uma proposta de um método que engloba três correntes: a análise quantitativa, a análise de saberes, e a análise do sensível / social, com objetivo tecer balizas para a observação da prática docente. Com a junção dessas três análises se tenta aproximar visões realistas e idealistas do pensamento pedagógico, para diagnosticar e apontar rumos a formação do docente. A partir dos operadores teóricos Paulo Freire, Rensis Likert e Jean Kaufmann se pôde elaborar um método de observação da prática docente. Prática Docente que envolve não só o momento da aula, mas também uma gama de variáveis que passam desde o planejamento docente a avaliação, e todo feedback que turmas anteriores perpassam para turmas posteriores no tempo. E com isso, vai se formando de maneira contínua e inacabada um docente que a cada dia constrói em seu sujeito a arte ou técnica de ensinar (techné didaktiké). A observação da prática docente é o momento em que o observador / pesquisador, avalia conjuntamente com os alunos da turma, outro docente, e nesse momento em que, como “Ouroboros”, o observador ‘morde sua própria cauda’, se auto avalia, e entra em uma evolução linear, na qual este observatório não deverá cessar, formando um movimento cíclico de auto avaliação e construção. Para efeitos didáticos o aluno de licenciatura, futuro docente, observador didático e pesquisador pedagógico/educacional, serão denominados neste texto de ‘observador’. Observador, conforme mencionado, que mesmo com diploma de Licenciatura, nunca deixará de estar em um ‘Observatório’ das ações de outros docentes e de sua própria docência. Portanto, este ensaio metodológico poderá ser utilizado em qualquer nível de ensino, na educação básica, superior e de pós-graduação.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherotherpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRegência Docentept_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.subjectPrática da Docênciapt_BR
dc.titleObservação da Prática Docente: um Método para Licenciaturapt_BR
dc.title.alternativeObserving Teaching Practice: A Method for Teacher Educationpt_BR
dc.typebookpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.description.abstractxThis methodological essay proposes a method that encompasses three strands: quantitative analysis, the analysis of professional knowledge, and the analysis of the affective/social dimension, with the aim of establishing guiding principles for the observation of teaching practice. By combining these three forms of analysis, the approach seeks to reconcile realist and idealist perspectives within pedagogical thought, in order to diagnose and indicate pathways for teacher education. Drawing upon the theoretical frameworks of Paulo Freire, Rensis Likert, and Jean Kaufmann, it was possible to elaborate a method for the observation of teaching practice. This practice involves not only the moment of classroom instruction but also a wide range of variables, extending from lesson planning to assessment, as well as all the feedback transmitted from previous cohorts to subsequent ones over time. In this way, a teacher is continuously and incompletely shaped, gradually constructing within themselves the art or technique of teaching (techné didaktiké). The observation of teaching practice is the moment when the observer-researcher evaluates, jointly with the students in the class, another teacher. At this moment, much like the figure of the “Ouroboros”, the observer ‘bites their own tail’, engaging in self-evaluation and entering into a linear process of development, wherein this observatory should not cease, thus forming a cyclical movement of self-assessment and construction. For didactic purposes, the student in initial teacher education, the future teacher, the didactic observer, and the pedagogical/educational researcher will all be referred to in this text as the ‘observer’. As mentioned, the observer, even after obtaining a teaching qualification, will never cease to be situated within an ‘observatory’ of the actions of other teachers as well as of their own teaching practice. Therefore, this methodological essay may be applied at any educational level, whether in basic, higher, or postgraduate education.pt_BR
dc.creator.affilliationUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.subjectxTeaching Practicumpt_BR
dc.subjectxTeacher Educationpt_BR
dc.subjectxSupervised Teaching Placementpt_BR
dc.subjectxTeaching Practicept_BR
dc.description.edition1. ed.pt_BR
Aparece en las colecciones: REA - Livro e E-book

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