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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63467

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dc.contributor.advisorJUSTO, Iracema Tatiana Ribeiro Leite-
dc.contributor.authorMORAIS, Bruno de Miranda Marcos Roldão-
dc.date.accessioned2025-05-29T11:13:19Z-
dc.date.available2025-05-29T11:13:19Z-
dc.date.issued2025-04-11-
dc.date.submitted2025-04-24-
dc.identifier.citationMORAIS, Bruno de Miranda Marcos Roldão. Lingeries masculinas no Instagram: uma análise de significação para as expressões da nova masculinidade. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63467-
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo discutir as ressignificações da masculinidade através do vestuário underwear, enquanto produto de moda, no Instagram. Sob base semiótica, fundamentada pela metodologia de análise de imagens fixas de Mendes (2019), bem como nos estudos de gênero e masculinidade, a pesquisa discute as transformações na representação da masculinidade e a ressignificação de peças tradicionalmente femininas. O artigo possui abordagem qualitativa, de caráter exploratório e dedutivo, com base em revisão bibliográfica e análise de imagens. Os resultados apontam que a lingerie, ao ser apropriada por corpos masculinos, desafia normas de gênero e amplia as possibilidades de expressão da masculinidade. No entanto, as imagens revelam que, apesar do caráter transgressor, há uma predominância de corpos magros e musculosos, evidenciando a manutenção dos padrões hegemônicos de beleza. Observa-se, também, um diálogo entre moda, erotismo e gênero, no qual as lingeries assumem um papel simbólico que transcende sua função utilitária. Conclui-se que a moda underwear masculina, ao incorporar elementos tradicionalmente femininos, reconfigura as representações da masculinidade contemporânea.pt_BR
dc.format.extent38p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLingeriept_BR
dc.subjectMasculinidadept_BR
dc.subjectDesign de modapt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.titleLingeries masculinas no Instagram: uma análise de significação para as expressões da nova masculinidade.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://lattes.cnpq.br/5282563002393879pt_BR
dc.description.abstractxThis article aims to discuss the resignification of masculinity through underwear fashion, as a fashion product, on Instagram. From a semiotic perspective, based on Mendes' (2019) still image analysis methodology, as well as gender and masculinity studies, the research discusses the transformations in the representation of masculinity and the resignification of traditionally feminine pieces. The article has a qualitative approach, of an exploratory and deductive nature, based on a bibliographic review and image analysis. The results indicate that lingerie, when appropriated by male bodies, challenges gender norms and expands the possibilities of expressing masculinity. However, the images reveal that, despite the transgressive character, there is a predominance of thin and muscular bodies, evidencing the maintenance of hegemonic standards of beauty. A dialogue between fashion, eroticism and gender is also observed, in which lingerie assumes a symbolic role that transcends its utilitarian function. It is concluded that men's underwear fashion, by incorporating traditionally feminine elements, reconfigures representations of contemporary masculinity.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Desenho de Modapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

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