Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63424

Comparte esta pagina

Título : Preservação de jogos eletrônicos : desafios sob um olhar museológico
Autor : PEDROSO, Sueliton Fagner Pereira
Palabras clave : Museologia; Videogames; Preservação; Digital
Fecha de publicación : 10-abr-2025
Citación : PEDROSO, Sueliton Fagner Pereira. Preservação de jogos eletrônicos: desafios sob um olhar museológico. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : O presente trabalho traz a importância da preservação dos jogos eletrônicos e seus desafios. Sua importância é afirmada através de um olhar museológico, utilizando-se de conceitos que os colocam como cultura e como parte dessa interdisciplinaridade que a Museologia se propõe a trabalhar. Através de pesquisas bibliográficas, qualitativas e exploratórias, é mostrado como os videogames são objetos passíveis de musealização. Para um maior entendimento, são dados contextos da história dos videogames; conceitos sobre conservação, destacando ameaças aos objetos físicos; exemplos de instituições que procuram preservar os jogos eletrônicos em diversas formas, seja por manter uma biblioteca on-line sobre o universo que permeia os videogames, seja por uma exposição itinerante com diversos consoles antigos jogáveis, que visita diversos lugares do Brasil; e, por fim, quatro formas de como jogos antigos podem estar disponíveis outra vez, sob um pretexto capitalista e comercial, mas que acaba por beneficiar a história, o acesso e o legado dos mesmos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63424
Aparece en las colecciones: (TCC) - Museologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Sueliton Fagner Pereira Pedroso.pdf969,92 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons