Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63424
Comparte esta pagina
Título : | Preservação de jogos eletrônicos : desafios sob um olhar museológico |
Autor : | PEDROSO, Sueliton Fagner Pereira |
Palabras clave : | Museologia; Videogames; Preservação; Digital |
Fecha de publicación : | 10-abr-2025 |
Citación : | PEDROSO, Sueliton Fagner Pereira. Preservação de jogos eletrônicos: desafios sob um olhar museológico. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | O presente trabalho traz a importância da preservação dos jogos eletrônicos e seus desafios. Sua importância é afirmada através de um olhar museológico, utilizando-se de conceitos que os colocam como cultura e como parte dessa interdisciplinaridade que a Museologia se propõe a trabalhar. Através de pesquisas bibliográficas, qualitativas e exploratórias, é mostrado como os videogames são objetos passíveis de musealização. Para um maior entendimento, são dados contextos da história dos videogames; conceitos sobre conservação, destacando ameaças aos objetos físicos; exemplos de instituições que procuram preservar os jogos eletrônicos em diversas formas, seja por manter uma biblioteca on-line sobre o universo que permeia os videogames, seja por uma exposição itinerante com diversos consoles antigos jogáveis, que visita diversos lugares do Brasil; e, por fim, quatro formas de como jogos antigos podem estar disponíveis outra vez, sob um pretexto capitalista e comercial, mas que acaba por beneficiar a história, o acesso e o legado dos mesmos. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63424 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Museologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Sueliton Fagner Pereira Pedroso.pdf | 969,92 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons