Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63370

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCordeiro, Mariana Ribas-
dc.contributor.authorLins, Carolina de Mesquita Gouveia-
dc.date.accessioned2025-05-26T17:46:17Z-
dc.date.available2025-05-26T17:46:17Z-
dc.date.issued2024-10-22-
dc.date.submitted2025-05-25-
dc.identifier.citationLins, Carolina de Mesquita Gouveia. Encontros em Arquitetura: uma análise de como edificações universitárias podem influenciar na geração de novas ideias. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63370-
dc.description.abstractEste trabalho investiga de que forma a arquitetura dos espaços universitários pode influenciar a geração de encontros e, consequentemente, estimular o surgimento de novas ideias no ambiente acadêmico. Parte-se da compreensão de que a inovação resulta, muitas vezes, de processos interdisciplinares e de encontros informais e não planejados, sendo o espaço construído um agente relevante nesse processo. A pesquisa tem como objeto de análise quatro edificações situadas no campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE): o Centro de Artes e Comunicação (CAC), o Anexo do Centro de Informática (CIn), o Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) e o Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (LITPEG). A metodologia combina análise sintática espacial, fundamentada na Teoria da Sintaxe Espacial, e mapeamentos comportamentais baseados na observação dos fluxos de pessoas e nos usos dos espaços. Os resultados indicam que edifícios com maior permeabilidade, integração visual e áreas comuns abertas, como o CAC e parte do CTG, favorecem interações espontâneas e, portanto, a troca de conhecimentos e a inovação. Por outro lado, edifícios mais recentes e compartimentados, como o LITPEG e o Anexo do CIn, demonstram limitações quanto à promoção desses encontros, refletindo uma lógica espacial mais segmentada e corporativa. Conclui-se que a configuração dos espaços universitários exerce papel central na dinâmica social e acadêmica, sendo fundamental na promoção de ambientes que fomentem a criatividade, a colaboração e a construção coletiva do conhecimento.pt_BR
dc.format.extent62 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEdificações Universitáriaspt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectSintaxe Espacialpt_BR
dc.subjectAnálise Social do Espaçopt_BR
dc.titleEncontros em Arquitetura: uma análise de como edificações universitárias podem influenciar na geração de novas ideiaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coNóbrega, Lívia Morais-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8544411658819428pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2289039873662755pt_BR
dc.description.abstractxThis research investigates how the architecture of university spaces can influence the occurrence of encounters and, consequently, stimulate the emergence of new ideas in the academic environment. It is based on the understanding that innovation often results from interdisciplinary processes and informal, unplanned meetings, with the built space playing a key role in this process. The study analyzes four buildings located on the Recife campus of the Federal University of Pernambuco (UFPE): the Center for Arts and Communication (CAC), the Annex of the Center for Informatics (CIn), the Center for Technology and Geosciences (CTG), and the Research Institute for Petroleum and Energy (LITPEG). The methodology combines spatial syntax analysis, based on the Space Syntax Theory, and behavioral mapping grounded in the observation of people’s flow and space usage. The results indicate that buildings with greater permeability, visual integration, and open common areas — such as the CAC and part of the CTG — foster spontaneous interactions and, therefore, the exchange of knowledge and innovation. On the other hand, more recent and compartmentalized buildings, such as the LITPEG and the CIn Annex, present limitations in promoting these encounters, reflecting a more segmented and corporate spatial logic. It is concluded that the spatial configuration of university buildings plays a central role in social and academic dynamics, being essential to fostering environments that encourage creativity, collaboration, and the collective construction of knowledge.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DAU) - Departamento de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Arquitetura e Urbanismo – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7819263823910713pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Carolina de Mesquita Gouveia Lins.pdf17,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons