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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63370
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Cordeiro, Mariana Ribas | - |
dc.contributor.author | Lins, Carolina de Mesquita Gouveia | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-26T17:46:17Z | - |
dc.date.available | 2025-05-26T17:46:17Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-22 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-25 | - |
dc.identifier.citation | Lins, Carolina de Mesquita Gouveia. Encontros em Arquitetura: uma análise de como edificações universitárias podem influenciar na geração de novas ideias. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63370 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho investiga de que forma a arquitetura dos espaços universitários pode influenciar a geração de encontros e, consequentemente, estimular o surgimento de novas ideias no ambiente acadêmico. Parte-se da compreensão de que a inovação resulta, muitas vezes, de processos interdisciplinares e de encontros informais e não planejados, sendo o espaço construído um agente relevante nesse processo. A pesquisa tem como objeto de análise quatro edificações situadas no campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE): o Centro de Artes e Comunicação (CAC), o Anexo do Centro de Informática (CIn), o Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) e o Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (LITPEG). A metodologia combina análise sintática espacial, fundamentada na Teoria da Sintaxe Espacial, e mapeamentos comportamentais baseados na observação dos fluxos de pessoas e nos usos dos espaços. Os resultados indicam que edifícios com maior permeabilidade, integração visual e áreas comuns abertas, como o CAC e parte do CTG, favorecem interações espontâneas e, portanto, a troca de conhecimentos e a inovação. Por outro lado, edifícios mais recentes e compartimentados, como o LITPEG e o Anexo do CIn, demonstram limitações quanto à promoção desses encontros, refletindo uma lógica espacial mais segmentada e corporativa. Conclui-se que a configuração dos espaços universitários exerce papel central na dinâmica social e acadêmica, sendo fundamental na promoção de ambientes que fomentem a criatividade, a colaboração e a construção coletiva do conhecimento. | pt_BR |
dc.format.extent | 62 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Edificações Universitárias | pt_BR |
dc.subject | Inovação | pt_BR |
dc.subject | Sintaxe Espacial | pt_BR |
dc.subject | Análise Social do Espaço | pt_BR |
dc.title | Encontros em Arquitetura: uma análise de como edificações universitárias podem influenciar na geração de novas ideias | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Nóbrega, Lívia Morais | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8544411658819428 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2289039873662755 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research investigates how the architecture of university spaces can influence the occurrence of encounters and, consequently, stimulate the emergence of new ideas in the academic environment. It is based on the understanding that innovation often results from interdisciplinary processes and informal, unplanned meetings, with the built space playing a key role in this process. The study analyzes four buildings located on the Recife campus of the Federal University of Pernambuco (UFPE): the Center for Arts and Communication (CAC), the Annex of the Center for Informatics (CIn), the Center for Technology and Geosciences (CTG), and the Research Institute for Petroleum and Energy (LITPEG). The methodology combines spatial syntax analysis, based on the Space Syntax Theory, and behavioral mapping grounded in the observation of people’s flow and space usage. The results indicate that buildings with greater permeability, visual integration, and open common areas — such as the CAC and part of the CTG — foster spontaneous interactions and, therefore, the exchange of knowledge and innovation. On the other hand, more recent and compartmentalized buildings, such as the LITPEG and the CIn Annex, present limitations in promoting these encounters, reflecting a more segmented and corporate spatial logic. It is concluded that the spatial configuration of university buildings plays a central role in social and academic dynamics, being essential to fostering environments that encourage creativity, collaboration, and the collective construction of knowledge. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DAU) - Departamento de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Arquitetura e Urbanismo – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/7819263823910713 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Arquitetura e Urbanismo |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC_Carolina de Mesquita Gouveia Lins.pdf | 17,11 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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