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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63350

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Título: A educação de pessoas privadas de liberdade na formação do pedagogo: um olhar sobre os projetos pedagógicos dos cursos de pedagogia.
Autor(es): PEREIRA, Maria José Paula
Palavras-chave: Educação de Pessoas Privadas de Liberdade; EJA; Direitos Humanos; Formação de Professores
Data do documento: 15-Abr-2025
Citação: PEREIRA, Maria José Paula. A educação de pessoas privadas de liberdade na formação do pedagogo: um olhar sobre os projetos pedagógicos dos cursos de pedagogia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso(Licenciatura em Pedagogia)-Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: Este estudo aborda a temática da educação de pessoas privadas de liberdade relacionando-a com a formação do pedagogo, neste objetivamos investigar como a educação de jovens e adultos privados de liberdade se faz presente na formação dos estudantes de Pedagogia do Centro Acadêmico do Agreste e do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, para isso traçamos os seguintes objetivos específicos: i) identificar como a educação de pessoas privadas de liberdade é contemplada no curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Acadêmico do Agreste e no do Centro de Educação; e, ii) Verificar a existência de componentes curriculares ligados à temática na Matriz Curricular desses curso. A pesquisa foi realizada à luz dos pressupostos metodológicos da pesquisa documental, já os dados referentes a estes documentos foram analisados qualitativamente por meio da análise de conteúdo de Bardin(1977), buscando identificar nos Projetos Pedagógicos dos Cursos se essa temática é abordada e como foi, já nas Matrizes Curriculares nos empenhamos verificando se existem componentes curriculares ligados à temática, sejam eles, componentes curriculares obrigatórios ou eletivos. Concluiu-se que a educação de pessoas privadas de liberdade é quase invisibilizada nos cursos aqui analisados, assim, reconhece-se a urgência em fomentar as discussões e produções científicas nessa área, podendo assim ampliar a discussão e desenvolver uma formação de pedagogos com uma visão de atuação em espaços outros que não sejam a escola e a sala de aula, reconhecendo as urgências e fortalecendo a educação nos contextos de privação de liberdade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63350
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

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