Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63335
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MEIRA, Silvio Romero de Lemos | - |
dc.contributor.author | DAXBACHER, Egon Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-20T22:07:52Z | - |
dc.date.available | 2025-05-20T22:07:52Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-09 | - |
dc.identifier.citation | DAXBACHER, Egon Ferreira. Digital transformation in the brazilian automotive industry: impacts and critical success factors. 2024. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63335 | - |
dc.description.abstract | Context: The automotive industry has undergone a genuine economic and technological revolution in recent years, continually adapting to an increasingly digitalized world. Digital Transformation plays a prominent role in representing a comprehensive change beyond merely incorporating digital technologies into automotive products. Automotive companies have been striving to redefine their competitive strategies to adapt to the peculiarities of this Digital Era. Objective: This thesis aims to identify the impacts of digital transformation on the Brazilian automotive sector and to clarify the critical success factors in implementing digital transformation projects, given the challenges and changes imposed by the digital economy. Method: A qualitative study was conducted using semi-structured interviews of 14 C- Level executives from five major vehicle manufacturers in Brazil (which represents more than 2/3 of this sector), and MAXQDA software supported the qualitative data analysis. Relevance: This thesis addresses a gap in academic research focused on impacts and critical success factors for digital transformation projects, particularly in the context of the Brazilian Automotive Industry (BAI), to provide significant insights for future research and contribute to the scientific knowledge base on digital transformation. Results: The main results of this research are to identify and qualify the impacts and common critical success factors in implementing digital transformation projects in the BAI and to propose a model enabling its implementation in future projects to increase their chances of success in the current competitive market. Contributions: This thesis contributes to the specialized literature by integrating theory and practice on digital transformation, highlighting the importance of factors such as leadership, strategy, and organizational innovation, and providing a practical model based on the results obtained for application to future initiatives. | pt_BR |
dc.language.iso | eng | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Transformação digital | pt_BR |
dc.subject | Fatores críticos de sucesso | pt_BR |
dc.subject | Indústria automotiva brasileira | pt_BR |
dc.title | Digital transformation in the brazilian automotive industry : impacts and critical success factors | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SOARES, Sergio Castelo Branco | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0022795304708920 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4973731190814126 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | Contexto: A indústria automobilística sofreu uma verdadeira revolução econômica e tecnológica nos últimos anos, adaptando-se continuamente a um mundo cada vez mais digitalizado. A Transformação Digital desempenha um papel proeminente ao representar uma mudança abrangente que vai além da mera incorporação de tecnologias digitais em produtos automotivos. As empresas automotivas têm se esforçado para redefinir suas estratégias competitivas a fim de se adaptarem às peculiaridades desta Era Digital. Objetivo: Esta tese tem como objetivo identificar os impactos da transformação digital no setor automotivo brasileiro e esclarecer os fatores críticos de sucesso na implementação de projetos de transformação digital, frente aos desafios e mudanças impostos pela economia digital. Método: Foi realizado um estudo qualitativo por meio de entrevistas semiestruturadas com 14 executivos C-Level de cinco grandes fabricantes de veículos do Brasil (o que representa mais de 2/3 desse setor), e o software MAXQDA apoiou a análise dos dados qualitativos. Relevância: Esta tese aborda uma lacuna na pesquisa acadêmica focada em impactos e fatores críticos de sucesso para projetos de transformação digital, particularmente no contexto da Indústria Automotiva Brasileira (IAB), para fornecer insights significativos para pesquisas futuras e contribuir para a base de conhecimento científico sobre transformação digital. Resultados: Os principais resultados desta pesquisa são identificar e qualificar os impactos e fatores críticos comuns de sucesso na implementação de projetos de transformação digital na IAB e propor um modelo que possibilite sua implementação em projetos futuros para aumentar suas chances de sucesso no mercado competitivo atual. Contribuições: Esta tese contribui para a literatura especializada ao integrar teoria e prática sobre transformação digital, destacando a importância de fatores como liderança, estratégia e inovação organizacional, e fornecendo um modelo prático baseado nos resultados obtidos para aplicação em iniciativas futuras. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/6456667887502521 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Ciência da Computação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Egon Ferreira Daxbacher.pdf | 2,99 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons